Saúde / COMODIDADE
18 de Janeiro de 2018 09h05
Aquisições de câmaras de imunização dão celeridade ao processo de vacinação em Cuiabá
Diversos avanços vêm sendo proporcionados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visando à reestruturação e a humanização dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Dentre eles, a compra de 60 câmaras de conservação imunológica de última geração. Ao todo, foram adquiridas 60 unidades ao custo unitário de R$ 7.900,00 oriundos de emendas parlamentares.
De acordo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto que está à frente do processo, a aquisição, que abrangerá nesta primeira fase 83,33% das salas de vacinas da Capital, dará mais conforto e autonomia de trabalho aos profissionais da saúde e, com isso, celeridade ao procedimento de vacinação. Ele ainda ressaltou que o investimento vem ao encontro do plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, que visa ofertar estrutura de trabalho apropriada aos profissionais da rede, readequando e equipando as unidades para dedicar atendimentos de qualidade à população cuiabana.
“Antes, as vacinas eram armazenadas em geladeiras com termômetros próprios o que ocasionava diversos danos à população e aos trabalhadores, seja pela morosidade dos atendimentos, pois exigia mais tempo na preparação, ou mesmo por alguma queda de energia, casos em que era necessário a retirada total das doses até restabelecer a temperatura adequada da geladeira. Já as câmaras, além de qualidade no armazenamento e tranqüilidade para quem está recebendo as doses, proporcionarão celeridade nos serviços prestados e no processo de vacinação em Cuiabá”, enfatizou o adjunto.
Segundo explicou a técnica de enfermagem Márcia Cristina Garcia, responsável pela vacinação no Centro de Saúde Quilombo, na prática, toda essa tecnologia resultou em 45 minutos a mais de imunização para a comunidade. “Antes perdíamos em média de 15 a 20 minutos na abertura da sala, para prepararmos as doses e o mesmo tempo no fechamento, para ambientarmos a temperatura da geladeira. Já com a câmara, só precisamos abrir a sala e iniciar nosso trabalho. Para o cidadão, o benefício é mensurado no horário, pois às 7h iniciamos a vacinação e só paramos às 16h45. Com a autonomia proporcionada pelo equipamento, estamos imunizando cerca de 60 pessoas por dia, 20 a mais do que o habitual até então”.
A dona de casa Silene Guimarães, de 35 anos aprovou o novo equipamento. Segundo ela, esses 45 minutos a mais no atendimento estão sendo essenciais para manter em dia o cartão de vacina de seu filho. “Um dos meus maiores problemas era manter atualizado o cartão de vacina do meu filho João Lucas, de dois anos. Isso acontecia porque eu chegava do serviço às 16h, e nessa hora a sala de vacina estava sendo fechada. Com esse tempinho a mais, graças a Deus consigo chegar em casa tranqüila e trazer ele para fazer a imunização no tempo certo. Essa câmara de vacina fará toda a diferença na vida do cidadão que trabalha. Parabéns ao prefeito”, disse Silene.
Segundo Dr. Milton, outras 12 unidades serão adquiridas ainda este ano para atender 100% da Atenção Básica. Após isso, os trabalhos serão concentrados para acolher a demanda na Atenção Secundária.
“Já estamos articulando para viabilizarmos a compra das 12 restantes e, após isso nos concentraremos em buscar recursos para a compra de outras unidades para atender a Atenção Secundária. Oferecer condições de trabalho aos servidores e conforto a população é nossa meta. Isso é humanizaçã", finalizou Dr. Milton.