Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

27 de Maio de 2024 17h21

Aquece Cuiabá: Prefeitura de Cuiabá distribui 150 novos cobertores à população em situação de rua diante da permanência das baixas temperaturas

CAROLINA MIRANDA

Com a previsão da permanência das baixas temperaturas em Cuiabá, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizará mais uma entrega de cobertores da campanha "Aquece Cuiabá", idealizada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro. No final da tarde desta segunda-feira (27), a partir das 16h, a equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop) e da Abordagem Social percorrerá os principais pontos de concentração desse público e fará a distribuição de 150 cobertores.

Nos últimos dias, quando foram registradas quedas na temperatura, cerca de 600 cobertores foram distribuídos. Essa ação ocorre todas as noites durante frentes frias, devido às condições das ruas que inviabilizam o armazenamento e o cuidado com os cobertores, tornando-os praticamente descartáveis.

“De forma continuada, a gestão de Emanuel Pinheiro oferece esse apoio à população vulnerável. Quando ocorre essa mudança climática, o trabalho é intensificado, uma vez que Cuiabá é conhecida pelo clima quente, com temperaturas superiores a 40ºC”, declarou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Além dos cobertores, a equipe realiza diariamente a entrega de 450 refeições nos pontos de concentração da população em situação de rua. Essa ação ocorre desde o início das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, em março de 2020.

A coordenadora de Proteção Especial, Célia Regina, lembra que, além de oferecer cobertores devido ao frio, a equipe possibilita acolhimento, informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalho, abordamos essas pessoas para encaminhá-las para as nossas unidades de acolhimento para adultos, como as da Guia e do Porto, e para a Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso (ATAP). No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Célia.

A campanha "Aquece Cuiabá", lançada em 2017, realiza a distribuição de cobertores sempre nesta época do ano.