/
22 de Novembro de 2010 15h18
Aproximadamente 150 mudas de árvores são plantadas na Lagoa Encantada
Uma grande ação ambiental, realizada neste sábado (20-11) na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto do CPA III), envolveu grande parte da comunidade e instituições da região do CPA. Trata-se do projeto de reflorestamento do complexo da Lagoa que promoveu o plantio de 150 mudas de árvores no entorno do Córrego do Caju. A ação contou com a participação de Membros do Rotary Clube de Cuiabá/CPA, da Associação de Senhoras Rotarianas de Cuiabá/CPA e crianças do RotaKids de Cuiabá/CPA.
A iniciativa faz parte das atividades do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA) e tem como objetivo a recuperação das áreas degradadas no entorno do córrego do Caju, das lagoas de estabilização e da pista de caminhada. As mudas plantadas são de várias espécies como pata de vaca, ipê rosa e branco, imbaúba, aricá, tarumã, aroeira salsa, entre outras.
Conforme a engenheira Florestal Késia Costa da Mata ao todo o projeto prevê o plantio de duas mil mudas de árvores nativas pioneiras (crescimento rápido e com maior capacidade de sombra) e secundárias (que têm crescimento mais lento e precisam de sombra para seu crescimento inicial). Até o momento já foram plantadas quase 900 mudas. “O plantio dessas árvores além de ajudar a recuperar as margens do córrego, evitando a erosão, e favorecer a flora local, também vai propiciar sombra para os usuários que fazem caminhadas na lagoa, melhorando inclusive a umidade relativa do ar”, observou a engenheira.
Para o vice-presidente do Rotari Cuiabá/CPA, Odenir Luiz Carvalho, a iniciativa é de grande valia para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental, principalmente para as crianças que são as futuras gerações. “Estamos trazendo as crianças para participarem e presenciarem esse momento tão importante. Queremos passar para elas o conceito de preservação e proteção ambiental, para que não tenham a mesma idéia que tínhamos antigamente, que quanto mais devastado melhor, pois ficava tudo mais limpo. Hoje sabemos que isso é um crime”.
A presidente da Associação de Senhoras Rotarianas de Cuiabá/CPA, Leanir Rodrigues Nacimento, diz que a conscientização sobre a preservação ambiental deve envolver toda a família. “É importante que as famílias participem de ações como essa e entendam que o plantio é de grande importância para recuperação ambiental, principalmente para recuperar o que foi desmatado”.
Quem mais se envolveu com a ação foram as crianças, que demonstraram em pequenos gestos que tinham consciência do que estavam fazendo. É o caso da pequena Brenda Albres de Souza de 7 anos de idade. Ela plantou quatro mudas e diz que pretende continuar contribuindo com o meio ambiente. “Só assim vamos ter um futuro mais bonito e menos poluído”.
Giovana Souza Silva, 7 anos, também participou do plantio e sabe que contribuiu para uma grande ação ambiental. “Se toda vez que fosse derrubada uma árvore, outra fosse plantada, o meio ambiente não estaria precisando de ajuda hoje, é por isso que estamos aqui, para ajudar a recuperar o que o homem destruiu”, diz a pequena, demonstrando que tem mais consciência do que muitos adultos.
Quem bateu o recorde de mudas plantadas foi Ana Luiza Galdino, 8 anos, que plantou 5 mudas de árvores. “Se nós não cuidarmos hoje do meio ambiente não teremos vida no futuro”, ressaltou Ana Luiza.
CRRA - projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Informações: www.crra.com.br – 3025 6210 e 9288-7720, com a professora Neli Assunção Silva.