Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão / PAPEL ZERO

30 de Janeiro de 2020 14h12

Aprovados em concurso são empossados com assinatura eletrônica

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Arquivo

Os 288 aprovados no concurso da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano foram nomeados nesta quinta-feira (30). Os atos, assinados eletronicamente pelo prefeito, Emanuel Pinheiro, agora fazem parte do banco e dados da Prefeitura de Cuiabá e serão gerenciados digitalmente por meio de sistema que dispensa o uso de papel.

A ação faz parte do programa Papel Zero, implantado no início da gestão, em 2017. O projeto, inédito, foi concebido em três etapas, começando pela virtualização dos processos de aposentadorias e pensões e de processos relativos aos direitos e solicitações dos servidores ativos. A última delas, ainda em implantação, estenderá o atendimento ao cidadão ao ambiente virtual.

Durante a cerimônia, no auditório do Palácio Alencastro, o prefeito destacou que este foi o primeiro concurso público da Assistência Social, um dos setores prioritários de sua gestão. O Trâmite foi destinado a selecionar candidatos para assumir cargos efetivos e para formação de cadastro reserva.

“O servidor público é, acima de tudo, instrumento para que o Município chegue à ponta. É ele que proporciona que as políticas públicas alcancem a comunidade, atendendo-a com dignidade, carinho e respeito. A população precisa de nós e essa cobrança não para, porque é ela que paga nossos salários. Nos ajudem a dar sequencia neste processo de quebra de paradigmas da imagem do servidor público”, disse.

Pinheiro também falou sobre a relação com os servidores e reforçou a necessidade de contrapartida, especialmente na área, que lida com cidadãos em vulnerabilidade.  “Sejam bem-vindos! Aqui vocês serão respeitados e valorizados. Manteremos nossa obrigação de pagar o salário em dia. Isso é sagrado, não é favor.”

Os testes foram para os cargos de assistente social, contador, nutricionista, administrador, cuidador, educador físico, dentre outros.  A lista dos aprovados no concurso foi divulgada no dia 30 de dezembro, no Diário Oficial n° 1810. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato com o IBFC, por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), pelo telefone (11) 4788-1430.

“A Assistência trabalha junto da população, conhece as reais necessidades na ponta. É exatamente por isso que esperamos deixar um legado para Capital, fazendo a diferença. Esse é o primeiro concurso da Secretaria de Assistência Social e estamos cumprindo com o nosso compromisso de ampliar o atendimento à população”, afirmou o titular da Pasta, Wilton Coelho. 

O Papel Zero

De acordo com a secretária de Gestão, Ozenira Felix, o Papel Zero já faz parte da rotina de servidores da Secretaria de Gestão, além das áreas de recursos humanos das secretarias de Educação e Meio Ambiente. “Em breve estenderemos o serviço ao cidadão, que poderá emitir seus alvarás, licenças e notificações em ambiente virtual. Isso vai evitar filas, deslocamento e perda de tempo”, diz.

Dentre as principais vantagens da proposta se destacam a redução na emissão física de documentos e o aumento no controle dos trâmites. As assinaturas, portanto, simbolizam avanço na construção de uma administração sustentável, ágil e econômica. Vale ressaltar ainda que, assim, tornamos os processos mais transparentes, aumentando a segurança e economia para os cofres públicos.

Pinheiro lembra que o projeto fazia parte do seu programa de governo e garante aos setores administrativos uma gestão sustentável e econômica, além de transparência e agilidade dos procedimentos. “Isso só vem a somar a outras iniciativas, como o Cuiabá recicla, que garante descontos para o cidadão que descarta corretamente seu lixo, a  balsa ecológica entre outros”, finaliza.