Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Dança e teatro

27 de Junho de 2014 17h28

Apresentações culturais encerram projeto social

ANA ASSUMPÇÃO

Michel Alvim

Arquivo

Crianças e adolescentes que participam do Projeto Social “Artes nas Comunidades”, idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, realizaram nesta sexta-feira (27) as duas últimas apresentações e mostraram para o público o resultado de meses de ensaios e oficinas no Shopping Goiabeiras e no Museu do Rio.

O projeto Artes nas Comunidades ofereceu oficinas de teatro, dança e música para cerca de 650 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, que participam de programas sociais da Prefeitura de Cuiabá, como o Siminina, Projovem e PETI. 

As atividades atendem a uma solicitação da primeira-dama Virginia Mendes e foram desenvolvidas em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, nos Centros de Referência de Assistência Social e unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cuiabá.

“Essas oficinas são importantes ferramentas para o desenvolvimento de cada uma dessas crianças, que têm ainda mais oportunidade para descobrir os seus talentos. Em cada apresentação pudemos ver o resultado do empenho e dedicação dos participantes”, disse Virginia Mendes.

Para o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, o projeto Artes nas Comunidades alcançou seu objetivo e mostrou como a arte pode fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes.

“Nas oficinas, cada participante venceu seus medos e timidez. Pudemos perceber nas apresentações o orgulho estampado no rosto dos jovens. O empenho de cada monitor e professor também foi fundamental para este sucesso”, afirmou.

A monitora do Centro Comunitário do bairro Três Barras, Silvia Patrícia Ferreira da Costa, reforça que a dança, música e teatro são ferramentas que tornam a criança mais expressiva e fortalece o seu desenvolvimento. “Elas saem mais felizes de cada aula e seu comportamento tanto em casa como na escola melhoram visivelmente”, falou.

A estudante Renata Gabrielle, de 14 anos, conta que desde criança ama dançar e adorou participar das oficinas. “Participo do Siminina há 5 anos e o que mais gosto de fazer é dançar, principalmente ensaiar para as apresentações”, contou ela.

O projeto Artes nas Comunidades ofereceu oficinas de teatro, dança e música para cerca de 650 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, que participam de programas sociais da Prefeitura de Cuiabá, como o Siminina, Projovem e PETI.