Educação / HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
24 de Abril de 2017 13h55
Apresentação de proposta pedagógica do município reúne mais de 350 profissionais de Educação
Mais de 350 gestores educacionais e coordenadores pedagógicos estiveram reunidos, na última quarta-feira (19), no hotel Fazenda Mato Grosso, para conhecer a proposta preliminar da prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Educação (SME), referente ao Assessoramento Pedagógico.
O intuito da reunião geral foi fortalecer os princípios da educação básica de Cuiabá, na perspectiva da autonomia pedagógica, financeira e administrativa das unidades de ensino da rede: 90 Escola Municipal de Educação Básica (Emeb), 19 Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e 51 Creches Municipais.
Entre os principais focos da nova proposta pedagógica é dimensionar integralmente a Educação Básica do ponto de vista longitudinal de todo o processo educativo, conforme consta na propositura oriunda de reflexões de resultados avaliativos das próprias unidades escolares.
Em modo geral, as unidades, levado em conta a humanização da gestão Emanuel Pinheiro, passam a adotar medidas, independentemente, para garantir a universalização da educação desde a entrada da criança na creche, sua passagem para a educação infantil, desta para o ensino fundamental - responsabilidades do município - até a entrada no ensino médio.
Humanização
A reflexão de uma nova proposta pedagógica vem ao encontro do mote da atual administração da prefeitura, caracterizada pela humanização dos serviços público. As unidades de ensino fortalecem sua autonomia e passam a ter, independentemente, um espaço tempo para planejar suas ações pedagógicas e de gestão.
Deste modo, a relação entre a pasta de Educação e as respectivas unidades empregar o sentido de humanização em suas ações e, principalmente, na obrigação de garantir o direito a aprendizagem à todos.
"Precisamos nos perguntar: o que significa humanização na educação? É garantir o direito de aprendizagem e só vamos estar humanizando nossas escolas se conseguirmos unificar todo o processo educacional. Desde o bebê na creche até ele ir para o ensino médio, passando por todas etapas que são de nossa obrigação", disse a diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.
Proposta
A integração de todas as etapas educacionais, de acordo com a nova proposta, estabelece a organização do desenvolvimento do trabalho voltado à escola no qual se dá por grupos definidos pelas unidades, no primeiro momento, através da proximidade e posteriormente o agrupamento poderá se estender a temáticas.
Outro ponto chave é direcionado aos assessores pedagógicos que orienta a constituição de representantes de cada coordenadoria da diretoria de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
Este grupo, em específico, se volta para o atendimento da escola na sua totalidade, objetivo principal da proposta, que garantirá a humanização em todo o processo educacional do aluno do município.