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Educação / HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

24 de Abril de 2017 13h55

Apresentação de proposta pedagógica do município reúne mais de 350 profissionais de Educação

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

Mais de 350 gestores educacionais e coordenadores pedagógicos estiveram reunidos, na última quarta-feira (19), no hotel Fazenda Mato Grosso, para conhecer a proposta preliminar da prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Educação (SME), referente ao Assessoramento Pedagógico.

O intuito da reunião geral foi fortalecer os princípios da educação básica de Cuiabá, na perspectiva da autonomia pedagógica, financeira e administrativa das unidades de ensino da rede: 90 Escola Municipal de Educação Básica (Emeb), 19 Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e 51 Creches Municipais.

Entre os principais focos da nova proposta pedagógica é dimensionar integralmente a Educação Básica do ponto de vista longitudinal de todo o processo educativo, conforme consta na propositura oriunda de reflexões de resultados avaliativos das próprias unidades escolares.   

Em modo geral, as unidades, levado em conta a humanização da gestão Emanuel Pinheiro, passam a adotar medidas, independentemente, para garantir a universalização da educação desde a entrada da criança na creche, sua passagem para a educação infantil, desta para o ensino fundamental - responsabilidades do município - até a entrada no ensino médio.

Humanização

A reflexão de uma nova proposta pedagógica vem ao encontro do mote da atual administração da prefeitura, caracterizada pela humanização dos serviços público. As unidades de ensino fortalecem sua autonomia e passam a ter, independentemente, um espaço tempo para planejar suas ações pedagógicas e de gestão.

Deste modo, a relação entre a pasta de Educação e as respectivas unidades empregar o sentido de humanização em suas ações e, principalmente, na obrigação de garantir o direito a aprendizagem à todos.

"Precisamos nos perguntar: o que significa humanização na educação? É garantir o direito de aprendizagem e só vamos estar humanizando nossas escolas se conseguirmos unificar todo o processo educacional. Desde o bebê na creche até ele ir para o ensino médio, passando por todas etapas que são de nossa obrigação", disse a diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

Proposta

A integração de todas as etapas educacionais, de acordo com a nova proposta, estabelece a organização do desenvolvimento do trabalho voltado à escola no qual se dá por grupos definidos pelas unidades, no primeiro momento, através da proximidade e posteriormente o agrupamento poderá se estender a temáticas.

Outro ponto chave é direcionado aos assessores pedagógicos que orienta a constituição de representantes de cada coordenadoria da diretoria de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

Este grupo, em específico, se volta para o atendimento da escola na sua totalidade, objetivo principal da proposta, que garantirá a humanização em todo o processo educacional do aluno do município.