Saúde / 34º Congresso Nacional de SMS
26 de Julho de 2018 12h00
Apresentação das Práticas Integrativas aplicadas no SUS em Cuiabá impressiona congressistas
As atividades ofertadas pela Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) impressionou participantes do 34º Congresso Nacional das Secretarias de Saúde na tarde desta quarta-feira (25), em Belém do Pará, ao demostrar como o reiki, yoga, auriculoterapia, homeopatia, nutrição funcional e aromaterapia) tem auxiliado nos tratamentos em saúde convencionais.
A apresentação foi conduzida pela responsável técnica da URPICS, Nilva Maria de Campos. No ato, ela explicou que o método teve início na Capital em 2004, com o ‘Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicas (Fitoviva)’. Em 2007, transformou-se em Lei Municipal e ganhou força em 2014 com a criação da URPICS e no ano passado, na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tornou-se Política Municipal por meio da Resolução nº 23/2017, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, onde desde então, tem sido intensificadas e inseridas em outras Unidades de Saúde da Capital.
Nilva ainda destacou que a modalidade, que inclusive foi reconhecida e institucionalizada pelo Sistema Único de Saúde com a publicação da ‘Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)’, em 2006, cuida do corpo na parte emocional e também no psicológico.
"Com o equilíbrio entre corpo e mente proporcionado pelas terapias, a Secretaria de Saúde de Cuiabá vem diminuindo a dor e contribuindo com a medicina convencional na cura dos sintomas e das doenças. O que nós trouxemos hoje foi o resultado dessa intensificação que foi proporcionada pela gestão Emanuel Pinheiro, que tem investido no cuidado humanizado à população cuiabana" considerou Nilva.
A secretária municipal de Saúde de Ipanema (MG), Cristiane Tavares foi uma das gestoras que quis saber mais sobre a técnica. "Temos um município com apenas 19 mil habitantes, mas fiquei muito impressionada com os resultados de sucesso trazidos por Cuiabá por meio das Práticas Integrativas e Complementares. Com toda certeza esse lindo trabalho apresentado merece ser referendado", comentou.
Com o entusiasmo dos congressistas, a URPICS, que foi reestruturada na gestão Emanuel Pinheiro ganha força na corrida pelo prêmio "Experiências Exitosas de Fortalecimento da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)", que pagará R$ 10 mil ao vencedor.
ATENDIMENTO
As atividades da URPICS estão disponíveis à população cuiabana pelo Sistema Único de Saúde de Cuiabá, no Horto Florestal Tote Garcia, no bairro Coxipó de segunda a sexta-feira em horários específicos, podendo ser agendados pelo telefone (65) 3665-2420 ou encaminhados via Unidade Básica de Saúde.