/ COMPROMISSO COM O FUTURO
11 de Janeiro de 2024 17h23
Após reunião com ministro Alexandre Padilha, prefeito de Cuiabá destaca avanços para implantar o VLT Cuiabano com investimentos do Novo PAC
"Atuamos incansavelmente para acelerar a consolidação do VLT Cuiabano, um meio de transporte que não só proporcionará uma opção moderna e eficiente, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico de nossa querida capital", declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, durante a tarde desta quinta-feira (11), após uma reunião em Brasília com o Ministro das Relações Interiores, Alexandre Padilha. O vice-líder do Governo Lula, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) participou do diálogo.
"Em breve, teremos uma reunião junto à Casa Civil, na qual faremos a apresentação final do nosso projeto para o modal VLT em Cuiabá. Nesse encontro, já estão confirmadas as participações de técnicos da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e da Coordenação-Geral de Fomento à Mobilidade Urbana”, declarou.
O projeto para a implantação do modal, atendendo as especificidades descritas pelo edital do Novo PAC Mobilidade Urbana, que garantirá o investimento federal aos transportes de alta e média capacidade, como metrôs, trens urbanos e VLTs.
“Mantemos uma semana profícua, de intensas agendas por nossa Cuiabá. Não há dúvidas de que o VLT poderá tornará mais eficiente a prestação dos serviços de transporte coletivo através da rede integrada de transporte, além de salvaguardar a qualidade ambiental por intermédio do controle dos níveis de poluição atmosférica e sonora”, declarou o deputado federal Emanuelzinho.
No último dia 8 de janeiro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, gravou um vídeo para a população cuiabana falando sobre as melhorias que o prefeito Emanuel Pinheiro busca para a capital mato-grossense, enfatizando a implantação do modal Veículo Leve sobre Trilhos – VLT e reforçou o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no crescimento da capital mato-grossense.
Nesta semana o prefeito revelou que o projeto do VLT Cuiabano está pré-selecionado para ser uma das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que dará andamento aos trâmites para licitar a obra do modal. Segundo Pinheiro, a nova proposta está estimada em R$ 4.968.750 (quatro bilhões, novecentos e sessenta e oito milhões e setecentos e cinquenta reais) e contará com novos trechos que ampliarão o projeto inicial.