Saúde / TELEESTOMATO
09 de Fevereiro de 2024 08h44
Aplicativo permitirá que profissionais de odontologia façam diagnósticos mais rápidos e precisos em pacientes
Os profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde poderão contar com uma nova ferramenta para auxiliar nos atendimentos, exames e diagnósticos. Na manhã e tarde desta quinta-feira (8), os servidores da saúde bucal foram capacitados para utilizar o aplicativo TeleEstomatoMT, uma ferramenta idealizada e desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com o Ministério da Saúde, e que foi concedida à Coordenadoria Estadual de Saúde Bucal/ Telessaude e Saúde Digita do Estado de Mato Grosso para ser utilizada nos 142 municípios.
O serviço será um mediador entre os cirurgiões-dentistas da Atenção Básica e da Atenção Especializada, contribuindo na rapidez e precisão quanto ao diagnóstico e conduta de alterações/lesões orais. O treinamento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRM-MT) e contou com a presença de 80 profissionais.
O intuito é que os cirurgiões-dentistas possam descrever as características observadas para que um teleconsultor possa dar o diagnóstico à distância, funcionando da seguinte maneira: o profissional poderá enviar seu caso via app, com os dados clínicos e fotografias de lesões bucais do paciente. No prazo de até 72 horas, os especialistas enviarão um relatório com as hipóteses diagnóstica e melhor conduta para cada caso relatado.
Para Sueli Ciappina, coordenadora de saúde bucal da SMS, a ferramenta contribuirá diretamente na qualidade dos atendimentos nas unidades de saúde. “Com esse aplicativo, o tempo de resposta do diagnóstico é muito menor, em 72h o cirurgião-dentista terá em mãos um documento com os encaminhamentos que devem ser feitos. Isso também ajudará a priorizar os pacientes com lesões que requerem atenção”, afirmou Sueli.
A plataforma funciona pelo navegador de internet, mas o profissional também poderá instalar o aplicativo em seu dispositivo. Durante o treinamento, os participantes puderam testar a ferramenta - como foi o caso da dentista Fernanda Ferreira: “O aplicativo vai facilitar o processo e a espera para o paciente ser atendido, e, principalmente, o tempo de espera para o diagnóstico; assim, podemos encaminhar o paciente para o tratamento adequado para cada situação. Além disso, o dentista, mesmo sem a especialização em estomatologia, conseguirá tratar as doenças da boca”, pontuou a dentista.
Foi possível, também, neste encontro, estabelecer o fluxo dos encaminhamentos dos casos que necessitarem de biópsia. Estavam presentes na capacitação os profissionais e especialistas parceiros do CEOPEMT, HMC, e alguns dos tele consultores do aplicativo.
O TeleEstomatoMT já está disponível para os profissionais de odontologia que atendem na assistência odontológica de Cuiabá pelo link: https://teleestomato-mato-grosso.glideapp.io/