Saúde / RETOMADA
14 de Novembro de 2024 17h45
Antigo Pronto Socorro retoma cirurgias eletivas de maneira gradual
Após semanas de paralisação, o antigo Pronto Socorro de Cuiabá retomou as cirurgias eletivas, suspensas desde 22 de outubro devido a falhas técnicas na execução das operações pela empresa contratada. A retomada das cirurgias foi possível após uma reunião na Câmara de Cuiabá, solicitada pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira. O consenso entre as partes envolvidas permitiu a reativação dos procedimentos, que aconteceu na última terça-feira (12), embora em um ritmo menor do que o inicialmente planejado.
Segundo o diretor técnico do PS antigo, Dr. Arthur Alberti, o cronograma apresentado pela empresa prevê uma média de 64 procedimentos por semana, com o atendimento seguindo a lista de espera de forma rigorosa. “Vamos manter a ordem da fila. A nossa central reguladora entrará em contato com cada paciente, seguindo a ordem de espera. É fundamental que cada paciente mantenha o cadastro atualizado na unidade de saúde para facilitar esse processo”, explicou.
Os primeiros pacientes foram internados para cirurgia na terça-feira, e a previsão é que mais 15 pessoas sejam internadas nesta quinta (14) para procedimentos na sexta (15). Até o momento, cirurgias de hérnia, vesícula, histerectomia e vasectomia estão entre as contempladas.
Embora ainda esteja operante, a empresa contratada está em processo de substituição, mas comprometeu-se a manter o atendimento até a conclusão de um novo contrato. Os trâmites para a realização de um novo chamamento público para habilitação de novas empresas de serviços médicos estão em andamento e em breve serão publicados.