Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Folia
11 de Fevereiro de 2015 18h03
Animação e união de todos os Centros de Convivência marcam carnaval dos Idosos
Com muita animação, disposição, máscaras, adereços e ao som de vários ritmos, principalmente das marchinhas, o Baile dos Idosos 2015 reuniu cerca de 500 pessoas dos quatro Centros de Convivência de Idosos e também dos Centros de Referência de Assistência Social. A folia da melhor idade aconteceu na tarde desta quarta-feira (11), no Cenarium Rural e contou com a presença do Rei Momo, Marcelo Sá, e da Rainha do Carnaval de Cuiabá, Welly Gomes.
O evento foi idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Pela primeira vez, a organização centralizou a festa, unindo todos os Centros de Convivência e também os CRAS. Nos anos anteriores cada Centro realizava a sua festa.
O principal motivo para a unificação da festa, segundo a diretora de gestão e políticas sociais da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Almeida, é justamente a integração entre os idosos num ambiente alegre e de descontração, oportunizando a convivência para que eles possam se divertir e interagir.
“A primeira-dama Virginia Mendes pediu para que o evento fosse de qualidade priorizando o bem estar de todos que viessem participar. Oferecemos aqui um ambiente climatizado, com lanche e muita música animada. O objetivo principal aqui são as trocas culturais e vivências, além do incentivo a socialização e a convivência comunitária”, disse Cristiane.
Dona Maria Amaral, de 70 anos e que frequenta o Centro de Convivência João Guerreiro, no bairro Altos do Coxipó, era só alegria no baile. Toda caracterizada, disse que estava totalmente a vontade na festa, aproveitando as músicas, já que adora dançar. “Isso aqui está bom demais, é uma terapia! Aqui a gente descontrai e é feliz”, disse, dançando ao som da música que ecoava pelo local.
A organização, a música ao vivo e a decoração foram os destaques da festa para Antônia Fernandes, coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos Aideé Pereira, no bairro Novo Horizonte. Ela conta que nunca tinha participado de um carnaval promovido com tanto capricho.
“A Prefeitura está de parabéns. Está tudo muito bem organizado e estamos nos divertindo muito. Esse é um momento muito importante pra gente socializar. Todos nós estamos nos sentindo muito a vontade”, afirmou ela.
Animação também não faltou por parte do Rei Momo, Marcelo Sá. Ele, que é professor de educação física e já trabalhou com atividades no Centro de Convivência João Guerreiro, falou da alegria de hoje estar no Baile na condição de um ícone do carnaval. “É uma satisfação participar dessa festa, prestigiar e rever tantas pessoas. É a realização de um sonho dividir esse momento com eles”.
A rainha Welly Gomes também falou da alegria de participar desse momento e elogiou a disposição de todas as pessoas da festa. “É impressionante a energia deles, além de tudo é contagiante. Está sendo ótimo proporcionar um pouco mais de alegria a todas essas pessoas”, disse.