Saúde / Referência
09 de Março de 2016 18h00
Ambulatório para mulher já está em funcionamento na Policlínica do Planalto
O Ambulatório de Referncia para atendimento a Mulher (Aram), localizado ^dentro da Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, no bairro Planalto, já está funcionando. Entregue nesta terça-feira (8) à população, o Ambulatório funciona das 07 às 17 horas, com foco no atendimento especializado às mulheres. Além da oferta de serviços como planejamento familiar, coleta de exame citopatológico de colo de útero (papanicolau), colposcopia, e atendimento pré-natal de risco, entre outros, a unidade é a referencia para o atendimento às grávidas com zika vírus e bebes com microcefalia.
Segundo a diretora da Atenção Secundária, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Karina Medeiros, a ideia é humanizar o atendimento à mulher gestante com a normatização do fluxo desse atendimento.
No final do ano passado, quando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) , da Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá emitiu o alerta técnico para o zika vírus técnicos da secretaria, de todas as diretorias, de Atenção Básica, Secundária, Terciária (média e alta complexidade), Regulação e Vigilância, já estavam discutindo e desenhando esse fluxo de atendimento e a implantação de uma unidade que fosse referência para o atendimento desses casos, desde o pré-natal até o atendimento aos bebes com microcefalia.
“Para viabilizar esse projeto, a unidade passou por uma reforma para abrigar os equipamentos necessários a prestação desse serviço. Aqui, a gestante com feto diagnosticado com microcefalia, tem uma serie de serviços que vão do acompanhamento pré-natal e ultrassonografia gestacional, até o apoio psicológico, feito por uma equipe multiprofissional, com foco na qualidade de atenção à saúde”, ressaltou Karina.
No ambulatório são ofertados ainda atendimento de fisioterapia, pediatria, serviço social, ginecologia e obstetrícia, apoio farmacêutico e laboratorial, para as usuárias gestantes da rede municipal de saúde.
As gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UB's), onde é realizado o acompanhamento pré-natal, serão encaminhados a partir da comprovação dos exames para o zika vírus. Até que os resultados sejam conhecidos a gestante continua a ser acompanhada dentro das unidades da rede básica de saúde.
Após a confirmação dos exames, a gestante passa a fazer todo o pré natal no ARAM, até o nascimento de seu bebê num dos hospitais da rede e após o nascimento do bebê, mãe e filho continuam a receber o atendimento necessário no ambulatório e, nos casos de exames específicos, como neurológicos por exemplo, será realizado nas unidades da rede SUS.
O secretário de Saúde, Ary Soares de Souza Junior lembra que essa estrutura é fundamental diante do expressivo aumento no número de casos notificados de mulheres gestantes com zika vírus.
“Com a implementação do Ambulatório estamos garantindo às gestantes diagnosticadas com fetos com microcefalia o acompanhamento necessário e aos seus bebês, de pediatria, serviço social, fisioterapia, assistência farmacêutica e exames laboratoriais, encaminhamento dessas crianças para os serviços especializados como neurologia, fonoaudiologia e outros”, detalhou o secretário.
De acordo com dados do CIEV's o número de notificações do agravo zika vírus em Cuiabá, em 2015 foi de 2.099. Desse total, 130 eram gestantes. Em 2016, nos meses de janeiro e fevereiro, de 952 notificações, 212 foram de gestantes, 22,2% do total enquanto em 2015, o percentual era de 6,19 gestantes.
Nesta terça-feira, durante a reinauguração da unidade o secretário Ary Soares Junior falou do esforço de todos os técnicos e profissionais da saúde, em relação à viabilização do ambulatório e no sentido de tornar o atendimento mais qualificado e humanizado nas unidades, implementar políticas publicas que levem a promoção da saúde e que contribuam para a redução da morbidade e mortalidade entre as mulheres.
“Temos que trabalhar com afinco naquilo que alivia a dor do próximo. Se isso não está acontecendo temos que parar e repensar o que estamos fazendo”, disse ele.
Depois de descerrar a placa que marca a entrega da unidade à população o secretário de Saúde visitou a estrutura.
Participaram da solenidade representando a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado, Yenes Magalhães; a secretária adjunta de Planejamento Operacional, Iracema Queiroz; o secretário adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah; o secretário adjunto de Gestão, Herton Gustavo Dias; a diretora da Atenção Secundária, Karina Medeiros e técnicos e profissionais da secretaria de Saúde de Cuiabá.