Notícias

Educação / Arte

29 de Agosto de 2014 10h35

Alunos visitam museu itinerante e têm acesso a obras de artes consagradas

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Alunos de escolas da rede municipal de educação estão tendo a oportunidade de visitar uma exposição de arte e conhecer obras de 40 artistas consagrados nacionalmente e internacionalmente, entre eles Monet, Di Cavalcanti, Van Gogh, José Pancetti e os cuiabanos José Medeiros e Ray Reis.

A oportunidade está sendo dada a esses alunos por meio do Museu Itinerante “Arte-Água essenciais para a vida”, uma realização da Elo 3 Integração Empresarial, com patrocínio da Rabobank e Ministério da Cultura. Em Cuiabá, a exposição é realizada em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Alunos, com idade entre 9 e 16 anos, de 20 escolas municipais serão beneficiados com visitas à exposição, que estará aberta ao público até o dia 24 de setembro, sempre das 8h às 18h, no saguão de entrada da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.

Durante a solenidade de abertura da exposição, que ocorreu na quarta-feira (27), a diretora da Elo 3, Soraya Galgane, ressaltou a importância do  projeto para os alunos. “Esse projeto foi criado pensando nas crianças, pois acreditamos que a arte é muito importante para a formação do ser humano”, disse a diretora.

Para o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, a realização de uma exposição de arte desse nível é contribuir para o crescimento cultural não só dos alunos, mas de toda a população cuiabana. “Além disso, está valorizando a produção local, divulgando nossos artistas”, observou o secretário.

A curadora e responsável pela exposição, Vera Barros, disse que assim como a água é essencial para a vida, a arte também sua importância. “A arte nos toca de forma sutil e nos faz mudar a forma de pensar a vida”, disse Vera Barros.

Conforme destacou a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Vanilda Mendes, a oportunidade que os alunos estão tendo é única, pois a maioria deles não tem acesso à arte. “Levar essas crianças a uma exposição é uma forma de aguçar nelas o interesse pela arte desde cedo”.

O representante da Rabobank no Brasil, Guilherme Piatto, falou do papel da empresa como incentivadora da arte no país. “Um dos pilares que a Rabobank preza é a sustentabilidade, por isso aceitou patrocinar essa exposição, que tem por objetivo transmitir conhecimento socioambiental por meio da arte”.

Para o aluno Paulo Henrique, 13 anos, que pela primeira vez entrou em uma exposição de arte, o mais interessante é tentar ler a mensagem que cada artista descreve em sua obra.  

Assim como os alunos, os professores também se encantaram com as obras. “É muito gratificante poder proporcionar a esses alunos um momento como esse, além disso é uma grande oportunidade também para os professores”, disse a professora Evanir Varella, da escola Maria Dimpina”.

A exposição destaca a relevância do elemento água e suas relações com o ser humano e a natureza, levando a reflexão que a arte, assim como a água, é essencial para a vida.