Notícias

Educação / Lição de civisimo

04 de Setembro de 2015 16h39

Alunos visitam instituições e quartéis militares na Semana da Pátria

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 250 alunos de cinco escolas da rede municipal de Cuiabá participaram esta semana de aulas de campo em instituições e quartéis militares. A atividade faz parte da programação da Semana da Pátria, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com Prefeitura de Cuiabá, para Comemorar o Dia da Independência do Brasil.

As instituições que abriram as portas para receber os alunos foram o Corpo de Bombeiros (1º e 2º Batalhão), Marinha do Brasil, Exército Brasileiro (9º Batalhão de Engenharia de Construção e 44º Batalhão de Infantaria Motorizada), Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Escola Pública de Trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Judiciária Civil e Polícia Federal. 

Durante as visitas os alunos participam de palestras e conhecem de perto como funciona a rotina de trabalhos dessas instituições. 

Na quinta-feira (3), a escola beneficiada foi a Agostinho Simplício de Figueiredo, do bairro Poção, que levou pelo menos 47 alunos, com idade de 10 e 11 anos, para conhecerem de perto os trabalhos da Politec. 

Na instituição, os alunos conheceram os tipos de serviços realizados pelos peritos, como, por exemplo, a emissão de documentos de identidade, os exames de identificação de drogas, e os procedimentos de investigação criminal.

Eles assistiram a simulação do laudo pericial de um crime e receberam orientações de como proceder quando estiverem no local de um crime. “Na maioria das vezes a população é a primeira a chegar ao local do crime, antes mesmo da polícia e da perícia técnica, mas é importante que ela entenda que esse local deve ser preservado até a chegada da nossa equipe”, disse o diretor adjunto da Politec, Alan Fonseca.

Conforme o diretor adjunto, um dos objetivos em abrir a instituição para divulgar os trabalhos aos alunos é na tentativa de acabar com o estereótipo de que a Politec faz apenas serviços de IML (Instituto Médico Legal). “Nossa intenção é mostrar qual é o papel da politec dentro da Segurança Pública, quais as carreiras existentes e funções de cada um dentro das áreas afins e deixar claro que não somos policiais, mas sim peritos criminais”, explicou Alan Fonseca. 

Segundo a articuladora do Programa Mais Educação, professora Elza Alves Barbosa, a visita dos alunos à Politec foi muito produtiva, pois abriu um leque de temas para serem discutidos em sala de aula. “Esses alunos serão disseminadores na escola, serão responsáveis em levar o que aprenderam para os demais colegas e também aos familiares”, disse a professora.

Para a aluna Thamy Kelly Santana, 10 anos, o mais interessante foi conhecer o laboratório onde são feitos os documentos de identidade. “Achei muito legal, eu tirei muitas dúvidas, como, por exemplo, eu não sabia o que fazer quando a gente perde a identidade, agora eu sei que podemos retirar a segunda via”, disse a aluna.