Educação / Lição de civisimo
04 de Setembro de 2015 16h39
Alunos visitam instituições e quartéis militares na Semana da Pátria
Pelo menos 250 alunos de cinco escolas da rede municipal de Cuiabá participaram esta semana de aulas de campo em instituições e quartéis militares. A atividade faz parte da programação da Semana da Pátria, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com Prefeitura de Cuiabá, para Comemorar o Dia da Independência do Brasil.
As instituições que abriram as portas para receber os alunos foram o Corpo de Bombeiros (1º e 2º Batalhão), Marinha do Brasil, Exército Brasileiro (9º Batalhão de Engenharia de Construção e 44º Batalhão de Infantaria Motorizada), Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Escola Pública de Trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Judiciária Civil e Polícia Federal.
Durante as visitas os alunos participam de palestras e conhecem de perto como funciona a rotina de trabalhos dessas instituições.
Na quinta-feira (3), a escola beneficiada foi a Agostinho Simplício de Figueiredo, do bairro Poção, que levou pelo menos 47 alunos, com idade de 10 e 11 anos, para conhecerem de perto os trabalhos da Politec.
Na instituição, os alunos conheceram os tipos de serviços realizados pelos peritos, como, por exemplo, a emissão de documentos de identidade, os exames de identificação de drogas, e os procedimentos de investigação criminal.
Eles assistiram a simulação do laudo pericial de um crime e receberam orientações de como proceder quando estiverem no local de um crime. “Na maioria das vezes a população é a primeira a chegar ao local do crime, antes mesmo da polícia e da perícia técnica, mas é importante que ela entenda que esse local deve ser preservado até a chegada da nossa equipe”, disse o diretor adjunto da Politec, Alan Fonseca.
Conforme o diretor adjunto, um dos objetivos em abrir a instituição para divulgar os trabalhos aos alunos é na tentativa de acabar com o estereótipo de que a Politec faz apenas serviços de IML (Instituto Médico Legal). “Nossa intenção é mostrar qual é o papel da politec dentro da Segurança Pública, quais as carreiras existentes e funções de cada um dentro das áreas afins e deixar claro que não somos policiais, mas sim peritos criminais”, explicou Alan Fonseca.
Segundo a articuladora do Programa Mais Educação, professora Elza Alves Barbosa, a visita dos alunos à Politec foi muito produtiva, pois abriu um leque de temas para serem discutidos em sala de aula. “Esses alunos serão disseminadores na escola, serão responsáveis em levar o que aprenderam para os demais colegas e também aos familiares”, disse a professora.
Para a aluna Thamy Kelly Santana, 10 anos, o mais interessante foi conhecer o laboratório onde são feitos os documentos de identidade. “Achei muito legal, eu tirei muitas dúvidas, como, por exemplo, eu não sabia o que fazer quando a gente perde a identidade, agora eu sei que podemos retirar a segunda via”, disse a aluna.