Educação / Combate à dengue
04 de Dezembro de 2015 09h00
Alunos participantes do projeto de combate à dengue são premiados com bicicletas
Alunos de oito escolas municipais de Cuiabá foram premiados com bicicletas pela participação no Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue e Chicungunya, edição de 2015. A premiação ocorreu por meio de sorteio realizado nesta quinta-feira (3) no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Pelo menos 21 escolas participaram do sorteio.
O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo mobilizar a comunidade, por meio dos alunos, para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus.
Para o secretário municipal de Educação essas ações precisam ser intensificadas nas escolas, a fim de obter melhores resultados no combate ao mosquito. “Esse mosquitinho, que parece ser tão indefeso, na verdade é muito forte e resistente e traz sérias consequências para a saúde. Mas, por meio dos agentes mirins e de forma educativa, estamos conseguindo sensibilizar a população da importância de combatê-lo”, disse o secretário.
Segundo a secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, após o sorteio das bicicletas, o próximo passo serão as visitas às casas dos alunos sorteados para checar se o quintal está realmente limpo e livre do foco do mosquito. “Esse é um pré-requisito do projeto, o que vai confirmar se ele aprendeu e está fazendo o seu papel enquanto agente mirim”, explicou a secretária.
Ao todo, foram sorteadas 14 bicicletas Aro 26. As escolas premiadas foram a Irmã Maria Betty e Gláucia Maria Borges Garcia (que levaram três bicicletas cada), Herbert de Souza e Pedrosa de Moraes (duas bicicletas cada), Maria Tomich, Jesus Criança, Firmo José Rodrigues e Francisco Pedroso.
Para a diretora da escola Maria Tomich, Maria Estevina Mendes, mais importante do que ganhar o prêmio é a conscientização dos alunos em relação aos cuidados no combate ao mosquito. “Eles levam o que aprenderam para dentro de casa e envolvem toda a família na limpeza de suas casas e isso acaba sendo ampliado para todo o bairro”, disse a diretora.
A técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Célia Carvalho, explicou que o projeto, realizado ao longo do ano de 2015, envolveu aproximadamente 6,3 mil alunos.
Nas escolas, os agentes de controle de zoonoses realizaram palestras, explicando como funciona o ciclo evolutivo do mosquito, os sintomas das doenças e os cuidados com a limpeza dos terrenos e casas, evitando os criadouros. Além das palestras também foi distribuído materiais educativos e realizada exposição de brinquedos confeccionados com material reciclado.
O projeto contou com o apoio da Unimed e dos Supermercados Comper.