Educação / Civismo
18 de Dezembro de 2015 16h27
Alunos participam do encerramento do Programa Forças no Esporte
Alunos da escola municipal Nossa Senhora Aparecida participaram nesta sexta-feira (18) do encerramento do Programa Forças no Esporte (Profesp), edição 2015. Pelo menos 50 alunos da escola foram beneficiados com o programa, que é uma iniciativa do Exército Brasileiro, por meio do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.
A iniciativa é financiada pelo governo federal e visa a inclusão social de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos por meio de atividades esportivas e reforço pedagógico. As atividades são realizadas dentro das unidades das Forças Armadas.
Durante a cerimônia, os alunos destaques e os monitores do programa foram homenageados e receberam certificados pela participação no programa.
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da participação dos alunos em programas dessa natureza. “É um programa que contribui para o rendimento escolar do aluno, pois além de oferecer atividades físicas que melhoram a qualidade de vida, também ensina questões de valores e cidadania e auxilia na melhoria do comportamento”, disse o secretário.
Conforme o comandante do 44º Batalhão, tenente coronel Wagner Lauduger, o objetivo do programa é passar para essas crianças princípios de cidadania e valores éticos e morais. “É muito gratificante saber que de alguma forma o exército está contribuindo para a formação integral dessas crianças”, disse o comandante, destacando que sem a parceria da Prefeitura e a participação efetiva dos pais o projeto não tinha como funcionar.
A secretária Josiane de Souza Paula, mãe da aluna Vitória Eduarda de Souza, 11 anos, fez questão de prestigiar esse momento, que ela considera um dos mais importantes da vida da filha. “Estou muito feliz e realizada em vivenciar esse momento com a minha filha. Tenho certeza que isso vai refletir muito positivo no futuro dela”, disse Josiane, acrescentando que a filha ficou tão envolvida e empolgada com o programa que já sonha em seguir carreira no exército.
O aluno Ezequiel Gustavo Ramos Albues, 12 anos, também sonha em seguir carreira no exército, chegando ao posto de tenente-coronel. “Aprendi muito com o programa, principalmente a ter disciplina e respeito pelos outros, acho que isso vai me ajudar a entrar mais fácil aqui”, disse o garoto.
Assim como Ezequiel, a aluna Kemily Lorraine da Silva, 10 anos, também diz que aprendeu a ter disciplina e melhorar nos estudos. “Aprendi muitas coisas legais aqui, queria poder ficar mais tempo”.
Com aulas três vezes por semana, no contraturno escolar, o programa incluiu atividades esportivas, como futebol, handebol, peteca, tênis, atletismo, entre outros. Trabalhou também questões de cidadania, disciplina e civismo. As atividades foram desenvolvidas por militares e profissionais especializados em cada área. Os alunos também foram beneficiados com serviços médico, odontológico e de assistência social.
O programa foi criado pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Educação, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.