Notícias

Educação / INVESTIGAÇÃO

30 de Setembro de 2018 13h37

Alunos participam de expedição investigativa no Parque Tia Nair

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Alunos da Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Octacílio Sebastião da Cruz realizaram uma expedição investigativa no Parque Tia Nair. O objetivo foi de identificar e ressignificar os territórios onde as crianças e adolescentes residem, circulam, aprendem, se divertem, consomem e convivem, de maneira a mapear as potencialidades do local e de seus habitantes, promovendo aprendizagens, o prazer de descobrir e de compreender, ampliando as possibilidades de intervenções. O passeio aconteceu no último dia 26.

A ação faz parte do Programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá e Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de parceria com a  Cooperativa Sicredi Ouro Verde. Cinco unidades educacionais do município participam do programa.

“Acreditamos que uma Educação de qualidade depende de todos. Educadores, pais, alunos, gestores públicos e privados, apoiadores e toda a comunidade devem estar envolvidos na formação de crianças e adolescentes a fim de torná-los verdadeiros cidadãos, que lutam por seus direitos, cumpram seus deveres, e contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana”, destacou a secretária adjunta de Educação, Edilene Machado.

As cinco unidades educacionais que desenvolvem o programa adotam a metodologia de projetos, despertando o interesse nos alunos em estudar, por meio das expedições investigativas realizadas no entorno das escolas. “A expedição investigativa é um recurso metodológico que parte do princípio onde lugares e acontecimentos atravessam a vida das pessoas e as afetam com diferentes graus de intensidade, produzindo mudanças no modo de ver e de viver”, explicou a diretora de Ensino da Secretaria, Zileide Lucinda dos Santos.

A partir da expedição investigativa, a equipe pedagógica da unidade escolar define os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem. E começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente. 

   

Programa

O programa A União Faz a Vida tem como foco desenvolver em sala de aula a autonomia, a cooperação e a cidadania entre crianças, adolescentes, jovens e adultos na construção do conhecimento por meio de projetos estudantis voltados para a pesquisa e o debate em torno de um determinado assunto.

Em Cuiabá, estão envolvidos no programa as EMEB Antônio Ferreira Valentim, Quintino Pereira de Freitas, Henrique da Silva Prado, Ten. Octacílio Sebastião da Cruz e Senador Darcy Ribeiro. Ao todo participam do programa 97 professores, 40 Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD) e 2.207 alunos.