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27 de Setembro de 2013 11h35
Alunos participam de aula de campo em fazenda histórica de Cáceres
Segundo a professora Aparecida Anderson, articuladora do programa Mais Educação, a escola Darcy Ribeiro tem como tema gerador “Um Mundo Melhor: Cuiabá, Portal da Diversidade Numa Proposta Sustentável” e, juntamente com o Programa Mais Educação em sua matriz curricular, desenvolve os projetos escolares de forma interdisciplinar.
Conforme pesquisa realizada pela escola, a Fazenda Jacobina foi um importante estabelecimento produtor de charque e de açúcar. Abastecia grandes centros brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro. A construção da fazenda consiste em um importante sobrado colonial, feito com taipa de pilão, uma das tradicionais técnicas construtivas da época colonial.
Entre os anos 1829 e 1852 a fazenda era a mais rica da província, tanto em área quanto em produção. Tinha cerca de 60 mil cabeças de gado, 200 escravos e número igual de alforriados. Entrou em decadência a partir de 1888, após a abolição da escravatura.
“Essa viagem histórica à Fazenda Jacobina proporcionará aos alunos uma experiência de vida e de aprendizagem significativa. Eles voltarão no tempo para conhecer uma época muito importante da história de nosso país, que foi o período da escravidão”.
Além da história, também será trabalhado com os alunos a área geográfica e a questão socioeconômica da fazenda, que influenciou muito a vida econômica do país na época.
A área pantaneira será trabalhada com a professora de Ciências. Na Matemática será realizado com os alunos as tabelas e gráficos referentes ao projeto, juntamente com português em documentários e história em quadrinhos. A arquitetura e sua cultura abolicionista serão trabalhadas na disciplina de Artes.
No Programa Mais Educação os alunos vão fazer um recorte de trabalho envolvendo todas as áreas e a parte de documentários, registros, avaliação em relatórios e a culminância no fim do ano.
A professora Aparecida Anderson, explica que para chegar à fazenda os alunos vão passar pela rodovia BR-070, deparando com lindas paisagens naturais do cerrado matogrossense, como os ipês, a serra do Mangabal, além de muitas fazendas de vários estilos.
Segundo a professora de história, Rita de Cássia Santana Kiss, a fazenda é um local que traz em si a história de um período em que o Brasil tinha como principal mão de obra a escravidão africana e, conhecer o local, será a concretização de algo que os alunos aprenderam em sala de aula. “Essa aula de campo nos permitirá ir além das poucas imagens e palavras que eles aprenderam entre quatro paredes. Ir até a fazenda, significa sentir, tocar e ver na prática fatos marcantes que aconteceram em nossa história e que jamais poderiam deixar de ser vivenciadas por nossos alunos”.
O aluno Igor Galvão da Silva, 11 anos, diz que está ansioso para realizar a visita à fazenda e conhecer de perto o que aprendeu em sala de aula. “Acredito que vou aprender muito sobre a sua história, já que é uma fazendo do século XVIII e XIX e que tinha muitos escravos”.
Os alunos vão sair de Cuiabá às 6h30, com previsão de chegada à fazenda às 9h30.