Notícias

Educação / Combate às Drogas

15 de Dezembro de 2015 19h30

Alunos participam da formatura do Programa de Combate às Drogas

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 1,2 mil alunos de escolas municipais de Cuiabá participaram nesta terça-feira (15) da formatura do Programa Educacional de Combate às Drogas e à Violência (Proerd). A edição de 2015 do programa beneficiou alunos de nove escolas municipais de Cuiabá.

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, essa é uma iniciativa que deve ser ampliada para todas as escolas municipais, pois além de ajudar no combate às drogas e à violência, contribui para formar melhores cidadãos. “Trabalhar essas questões nas escolas é garantir aos alunos um futuro promissor”, disse o secretário. 

O Proerd é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, que visa promover nas escolas ações educativas, como a prevenção ao uso de drogas, álcool e tabaco. O programa ensina ainda as formas de dizer não às drogas, de tomar decisões e as consequências de seus comportamentos, trabalhando a autoestima das crianças e disseminando essas ações para toda a família. 

O comandante a Polícia Militar, coronel Zaquel Barbosa, ressaltou que a PM não trabalha apenas com ações repressivas, mas atua também na prevenção. “Temos vários projetos voltados para ações preventivas e que são direcionadas às crianças, pois acreditamos que trabalhando dessa forma contribuiremos para formar uma sociedade melhor”. 

Durante a cerimônia de formatura foram entregues a todos os alunos certificados de participação no programa. Três desses alunos foram premiados com bicicletas por redigirem as melhores redações com o tema droga e violência. 

Ana Vitória Ramos, 12 anos, da escola 12 de Outubro, foi uma das alunas premiadas com a bicicleta. Em sua redação a aluna contou o que aprendeu com o programa. “Se a gente não se afasta das drogas ela nos afasta das coisas e das pessoas que mais gostamos, como a nossa família”, disse Ana Vitória.

Para o coordenador da escola 12 de Outubro, Michelangelo Batista, muitos alunos estão incluídos em grupos considerados de risco e o programa auxilia no trabalho dos professores. “Alguns de nossos alunos estão envolvidos, diretamente ou indiretamente, com o mundo as drogas e a Polícia Militar nos auxiliou a lidar com isso, trabalhando essa questão de forma fantástica”, disse o coordenador. 

Também foram premiadas com bicicletas as alunas Suelen Cristina Leite dos Santos e Rayane da Costa Cruz, ambas do 5° ano da escola Constança Figueiredo Palma.

“Na nossa escola houve um envolvimento muito grande dos alunos na elaboração da redação e isso foi muito positivo, pois além do programa trabalhar a prevenção no combate às drogas, trabalhou também na melhoria da escrita textual dos alunos”, disse a coordenadora da escola Constança Figueiredo, Carmem Lúcia Ferreira.

As escolas que participaram do programa foram a 12 de Outubro, Professora Guilhermina de Figueiredo, Constança Figueiredo Palma, Elza Luíza Esteves, Irmã Maria Betty de Souza, Orlando Nigro, Zeferino Leite de Oliveira, Octacílio Sebastião da Cruz e Coronel Octayde Jorge da Silva.