Educação / OFICINAS
29 de Junho de 2018 15h16
Alunos expõem trabalhos realizados no curso ‘Cerâmica Maria Tomich’
Alunos da EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva, localizada no bairro Ribeirão do Lipa, apresentaram na manhã desta sexta-feira (29), o resultado do curso “Cerâmica Maria Tomich”. Ministrado pelos artistas Frede Fogaça e Alair Fogaça, o curso reuniu 71 alunos, na faixa etária de 9 a 11 anos, das turmas do 4º, 5º e 6º anos, em oficinas de modelagem e pintura em argila. O projeto foi um dos 31 selecionados pelo Edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo á Cultura, lançado em 2017 pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
Esta não foi a primeira iniciativa do artista plástico na unidade educacional. Há três anos, Frede Fogaça, que mora no bairro onde também está localizado o seu ateliê, viveu a experiência considerada por ele gratificante. Segundo ele, a princípio, a oficina seria ministrada para apenas 30 alunos. Todavia, houve um grande interesse dos estudantes, fazendo com que as vagas fossem ampliadas para 71. A expectativa de continuar o trabalho com os demais alunos da escola, no segundo semestre.
“É um prazer. Na verdade, aprendemos muito com essas crianças. A arte é um estímulo e, é impressionante o quanto essas crianças são criativas ao desenvolverem ideias que descrevem a sua realidade”, contou o artista plástico.
Sobre o trabalho realizado na escola, Fogaça lembrou que é importante valorizar a comunidade em que vive. “Temos que fazer primeiro na nossa casa. Estamos trabalhando para nossas crianças, nossa comunidade, e isso é muito pouco pelo retorno que é possível”, afirmou.
A ideia do projeto é aproximar as crianças das ações culturais e educativas. A artista Alair Fogaça lembra que as crianças estão em uma fase onde os estímulos são fundamentais para o desenvolvimento, e a arte em argila uma boa opção. “Ao trabalhar a argila, a criança ativa a criatividade, a sensibilidade tátil e a coordenação motora fina. Além disso, todo o processo de elaboração e construção do objeto, traz noções importantes como de tridimensionalidade e ainda controla a ansiedade , auxiliando na concentração. Ou seja, é um ótimo estímulo a todos os sentidos”, explicou ela.
Exposição
A exposição dos objetos reuniu pais, alunos e professores. Um dos convidados, o secretário-adjunto de Relações Comunitárias da Prefeitura de Cuiabá, Jonail da Costa, elogiou o trabalho e disse que a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro é de que sejam apoiados e incentivados os trabalhos realizados nas comunidades, por meio de parcerias entre a população, as lideranças comunitárias, unidades educacionais e todos os órgãos do Executivo.
“Aqui no bairro Ribeirão do Lipa, a escola é a grande parceira da comunidade, em todas as ações relacionadas à educação, saúde, assistência social, entre outras. Entendemos que essa união é importante em todos os sentidos, especialmente no trabalho de prevenção que realizamos com as nossas crianças, trazendo mais conhecimento e novas oportunidades”, salientou.
Mão na massa e criatividade
João Vinicius, de 10 anos, gostou muito da experiência. Em argila, ele mostrou a riqueza do pantanal, retratada no jacaré, na canoa, e nos utensílios domésticos. “Gostei muito. Fiz com muito carinho para mostrar o pantanal. Agora quero fazer uma casa de ribeirinho”, contou.
Milene Mendes da Silva, de 11 anos, aluna do 6º ano, disse que sua ideia foi mostrar a importância do pantanal. “Todo mundo tem que valorizar mais a paisagem do pantanal e cuidar do meio ambiente, das árvores e dos animais”, ressaltou.
A coordenadora da EMEB, Vanilce Lima Campos, destacou a contribuição que as atividades extracurriculares têm no desenvolvimento e formação dos alunos. “Esse projeto, assim como outros desenvolvidos na escola, estimulam a criatividade, valorizam a cultura cuiabana e mato-grossense. Além do aprendizado em si, do trabalho com a argila, estamos abordando diferentes temas em sala de aula relacionados ao meio ambiente, cultura, história, geografia e outros”, comentou.
Este ano, a unidade tem como temática principal do seu projeto político pedagógico “O mundo que eu tenho e mundo que eu quero”, tema que veio ao encontro do projeto desenvolvido por Fogaça com resultados bastante positivos.
A professora de Educação Física e articuladora dos projetos, Viviane Rabelo, disse que os impactos dessas ações são visíveis entre as crianças e também junto as suas famílias. “Tentamos atender o maior número de crianças possíveis e, para isso, também contamos com o apoio dos pais, no sentido de trazê-las no horário oposto e participar mais ativamente da vida escolar das crianças. Em relação àquelas que participam, percebemos uma maior desenvoltura, uma melhora na coordenação motora, na socialização, na concentração para ler e escrever, e estão mais centrados na sala de aula”, disse ela.