Notícias

/ PREVENÇÃO/CORONAVIRUS

13 de Março de 2020 11h00

Alunos e profissionais da rede pública municipal de Educação estão sendo orientados sobre prevenção

MARIA BARBANT

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse nesta sexta-feira (13) que as equipes gestoras das 164 unidades educacionais da rede pública estão sendo orientadas em relação ao coronavírus, de acordo com as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Cuiabá vem intensificando medidas que visam à prevenção. “Estamos orientando os profissionais nas unidades educacionais em relações aos cuidados que devem ser adotados, seguindo as recomendações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Apesar de ser uma medida ainda não cogitada no momento, não está descartada a paralisação das aulas, dependendo da situação. O prefeito Emanuel Pinheiro está acompanhando a situação e analisando todas as possibilidades junto com a equipe da Secretaria de Saúde, responsável pela parametrização da situação”, explicou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

O Ministério da Educação encaminhou esta semana algumas recomendações, sob a orientação do Ministério da Saúde, que mesmo não sendo obrigatórias neste momento, estão sendo avaliadas pela equipe da secretaria.

Nos próximos dias a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro é intensificar as  informações por meio de folders, panfletos e cartazes para todas as unidades da Saúde, unidades educacionais e demais prédios públicos do Município, sobre como agir frente à ameaça epidêmica. 

O vírus

O coronavirus é conhecido desde 1960. Na maioria dos casos as complicações são consideradas leves e moderadas. Porém, em alguns podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Em relação à disseminação entre pessoas pode ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, espirro, tosse, catarro, contato pessoal como toque ou aperto de mão, ou com objetos ou superfícies contaminadas seguida de contato com a boca, nariz ou olhos.

Para reduzir os riscos de contaminação ou transmissão a recomendação é adotar cuidados básicos como evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; lavar as mãos com frequência especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e em seguida higienizar as mãos; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.