Notícias

/

26 de Novembro de 2010 11h00

Alunos do projeto CRRA assistem palestra na Lagoa Encantada

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Alunos do 9º ano do ensino Fundamental da Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, localizada no bairro Coophema, na capital, assistiram no último dia (24/11), no período vespertino, no auditório engenheiro Gonçalo de Almeida, da Lagoa Encantada, bairro CPA III, palestra sobre o tema “A importância de Doar Sangue”, ministrada pela publicitária Rita de Cássia Auxiliadora da Silva, assistente de captação de doadores do MT – Hemocentro, da área de comunicação.

Os alunos assistiram a vídeos com depoimentos reais de pessoas que tiveram suas vidas salvas por uma doação de sangue, além de tirar dúvidas e ficarem bem informados sobre o ato de doar sangue e o quanto ele é importante.”A doação é uma atitude pela vida, que pode ser tomada por todos. E quando você se torna um doador, ajuda outros brasileiros. Porque, cada vez que alguém doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas”, afirmou Rita de Cássia.

Para a professora de ciências Andréa Palu, o projeto CRRA é muito importante, facilita a participação dos alunos nos eventos, proporciona conhecimentos e envolve os alunos na construção de novas idéias, amplia a visão de aprendizagem e, ao mesmo tempo, leva informações para toda a família.

Adriana Pontes (15), aluno do 9º ano de ensino fundamental, disse que “a gente aprende e ao mesmo tempo, fica conhecendo a importância de doar sangue, sabe que doar sangue não dói, como as pessoas dizem”, concluiu.

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. É criado na medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo. O sangue é constituído por diversos tipos de células (ocasionalmente chamadas de corpúsculos); esses elementos figurados (ou formadores) constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% de volume total. Já os 55% restantes são formados de uma parte líquida chamada plasma (ou soro - plasma sem fibrinogênio) e de aproximadamente 45% de outros componentes que agrupados constituem os elementos figurados do sangue.

Neli Assunção, coordenadora do projeto CRRA informou que o Hemocentro é um banco público de doação de sangue, atua no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, no Hospital Júlio Muller e todo o estado de Mato Grosso. Funciona das 7.30h às 1730h (2ª a 6ª), aos sábados, das 07.30 às 12h. – e-mail: hemo@ses.mt.gov.br – homepage: www.saude.mt.gov/hemocentro - Captação de doares: 3321-4578.     


A Atividade faz parte da Agenda Continuada do Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), realizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.


Mais informações:

www.crra.com.br – 3025-6210 e 9288-7720