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24 de Setembro de 2010 13h45
Alunos do município movimentam praça na capital com arte e cultura
A arte e o talento dos alunos da rede municipal de Educação de Cuiabá que participam do Programa Escola de Tempo Integral, o Educa Mais, movimentam hoje (24-09), durante todo o dia, na Praça 8 Abril.
Este é o segundo ano do Educa Mais na Praça, promovido pela Secretaria Municipal de Educação do município (SME), com o objetivo de apresentar à sociedade atividades culturais, educativas e esportivas que têm melhorado o aprendizado e a qualidade de vida de crianças e adolescentes de seis a 16 anos nas escolas da capital.
O projeto é desenvolvido pela SME e diversos parceiros, e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.
Implementado no município em
De acordo com a secretária adjunta de educação de Cuiabá, Julieta Ribeiro Domingues, as apresentações realizadas hoje na praça são uma mostra da qualidade do trabalho realizado pelas unidades de ensino. “É uma expressão contextualizada, que aponta que os profissionais que trabalham com esses alunos estão desenvolvendo talentos e oferecendo oportunidades”.
A secretária também afirmou que o Educa Mais está superando sua condição de programa e se projetando para uma política educacional do município. “Isso só aumenta a responsabilidade da secretaria, que tem a criança como prioridade. A oportunidade é o tom das ações da SME e a Escola de Tempo Integral tem ressignificado a vida de 12 mil crianças. Hoje é um dia para se celebrar”, destacou.
Para a coordenadora de Programas e Projetos da SME, Rosa Maria Luzardo, comemorar os frutos do Educa Mais é a consolidação do projeto na rede. “A praça representa o resultado de muita dedicação dos profissionais da escola e engajamento dos pais no programa. Isso representa um estímulo ao nosso trabalho. Nosso objetivo é fazer mais, aprimorar e ampliar o atendimento às crianças e adolescentes do município de Cuiabá”.
Também presente ao evento, a primeira dama do município, Norma Sueli de Caires Galindo, disse se sentir honrada em participar de um evento de relevância educativa e social no município. “Essas crianças são boas sementes, que precisam ser adubadas e cultivadas para colhermos bons frutos. O que queremos é que todas as escolas e crianças sejam contempladas com esse trabalho”.
Além SME, a ação envolve as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Esporte e Cidadania, Cultura, Saúde e Meio Ambiente. Cada secretaria oferece atividades nas unidades escolares de acordo com sua área de atuação.
Na avaliação do secretário municipal de Esporte e Cidadania, Antônio Carlos Ventura Ribeiro, nesse contexto educacional, o esporte é um complemento para o desenvolvimento da cidadania e do caráter da criança. “Esses alunos passam a ocupar o tempo com atividades saudáveis. A secretaria continuará oferecendo apoio incondicional ao Educa Mais. Esse é o nosso papel”.
O presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Sílvio Fidelis, que também prestigiou o evento, afirmou que a Escola de Tempo Integral é um manancial de oportunidades para que os alunos do município possam desenvolver suas potencialidades. “São ações como essas, que envolvem educação, cultura, lazer e esporte, que construirão uma sociedade com igualdade de condições entre todos”, ponderou.
É essa oportunidade que a aluna do 7º ano da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Colorado, Ellen Cristina Alves, teve ao freqüentar as aulas de balé oferecidas pela unidade de ensino. “Sempre sonhei em ser bailarina, mas minha família não tem condições para pagar e aqui, na escola, tive a possibilidade de realizar meu sonho. No futuro, quero ser professora de balé”, revelou a adolescente.
Entre os muitos benefícios promovidos pelo Educa Mais, a articuladora do programa na escola municipal Tancredo Neves, no bairro Santa Izabel, Eliana Gonçalves, destaca a aquisição dos bens culturais pelos alunos e a presença mais freqüente da família no ambiente escolar. “Percebemos nossos alunos mais desinibidos, mais participantes, mais concentrados mais freqüentes e com atitudes menos agressivas. Tudo isso têm se refletido na qualidade de aprendizagem”, analisou.
Mais informações:
(65) 3645-6578