Educação /
02 de Junho de 2011 08h00
Alunos do município aprendem a reciclar lixo
Uma parceria entre a empresa Tetra Pak e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá proporcionou ontem (01-06) a alunos de três escolas da rede de ensino da capital informações sobre reciclagem do lixo por meio do projeto “(RE) Ciclo de Cinema”.
O programa é uma ação de responsabilidade social da Tetra Pak, fabricante de embalagens longa vida, que visa a integração da sociedade em atividades que promovam a sustentabilidade, levando informações sobre a importância do reaproveitamento de material descartável.
Durante a visita nas escolas foram exibidos filmes sobre Educação Ambiental, realização de uma oficina sobre reciclagem e confecção de papel, além da distribuição de um kit de reciclagem para a escola.
Segundo o representante da empresa, Cláudio Bellini, o projeto existe desde 2007 e já percorreu 250 municípios brasileiros. “Apresentamos aos alunos atividades com recursos audiovisuais didáticos e a receptividade é muito legal. As escolas abraçam de forma muito positiva a idéia”.
Bellini explicou ainda que a Tetra Tak é um grupo voltado para as questões de sustentabilidade e uso responsável dos recursos naturais. “Exemplo disso é que conseguimos, com tecnologia brasileira, separar todos os elementos que compõem a embalagem longa vida. Ou seja, o plástico, o alumínio e o papel”.
A escola é, na avaliação dele, um terreno fértil para a conscientização sobre a reutilização de produtos que se tornariam lixo. “Os alunos são nossas principais células multiplicadoras dessa consciência. Por isso, trabalhamos com eles levando educação, informação e mostrando que há como canalizar nossa energia para coisas positivas”, concluiu.
“Se todos nós ajudarmos um pouco, a vida no planeta será melhor”, afirmou o aluno do 9º ano, José Avelino de Farias Neto, 13 anos, da escola municipal Francisca Martins, no bairro Sol Nascente. Para o estudante, as informações recebidas na escola, por meio do projeto, são úteis também para aplicar em casa, como é o caso da coleta seletiva do lixo.
O diretor da unidade de ensino, Marco Aurélio Ferreira, agradeceu a parceria com a Tetra Pak e apontou alguns dos projetos desenvolvidos na área da Educação Ambiental na escola, como o plantio da horta e arborização da escola. “Todas essas ações são discussões coletivas que subsidiam a prática em sala de aula e, conseqüentemente, constrói essa consciência ambiental”.
As outras unidades contempladas pelo projeto foram a Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel, e Agostinho Simplício, no bairro Poção.
Mais informações:
(65) 3645-6578