Notícias

/

18 de Março de 2011 13h55

Alunos do curso de gestão ambiental visitam o Memorial da Água

Neila Barreto/Sanecap

“Já há alguns anos estamos trabalhando um projeto com nossos alunos chamado ‘Conhecer para Preservar’". Não há como trabalhar apenas em sala de aula e não levar os alunos para visitas técnicas, para conhecer populações ribeirinhas, enfim, conhecer as problemáticas da gestão ambiental e do próprio uso da água”, ressaltou a professora Karla Maria Abido Valentini, professora de Gestão e Tratamento de Águas Efluentes do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), hoje (17-03), quinta-feira, no Memorial da Água “Engº José Luiz de Borges Garcia”, localizado no complexo das Estações de Tratamento de Água I e II, no bairro Quilombo, com o objetivo de conhecer os procedimentos de tratamento de água, bem como, a história do saneamento em Mato Grosso. 

“Se o aluno não vivenciar diretamente essa realidade, ele também não vai adquirir a consciência de preservar. Educação é um trabalho moroso, demorado, mas temos que insistir nisso, como educadores, esse é nosso papel. Além de transmitirmos o conhecimento técnico do assunto, igualmente importante é trabalhar a conscientização do aluno, para que ele se coloque assim em disposição à sociedade”, salientou Valentini.

Continuando, lembrou que “não podemos ser "só" professores. Devemos ser educadores, quer dizer, devemos investir na formação completa, que inclui a parte técnica, social e de consciência ambiental. É isso que esperamos dos alunos que saem de nossa instituição. Daí a importância de fazermos essas visitas, assistirmos palestras, conhecermos a realidade. Só podemos agradecer à Sanecap por nos receber”, concluiu ela.

No memorial, os alunos foram recebidos pelo responsável pelo espaço, o colaborador Daniel Gouvêa, o qual proferiu as palestras aos alunos, além de monitorar as visitas.

 

Informações:
3313-3335 – memorial@sanecap.com.br

 

Colaborou: Vinicius Gressana