Saúde / Formação
05 de Julho de 2016 15h14
Alunos de oito cursos da UFMT farão estágios na ala pediátrica do Pronto Socorro
Um grupo de professores e estudantes de oito faculdades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre elas, Medicina, Enfermagem e Nutrição foi recebido na na manhã desta terça-feira (05), no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá pelo prefeito Mauro Mendes. Acompanhados da reitora Maria Lúcia Cavalli Neder e da juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, o grupo agradeceu a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Saúde, com a universidade, que viabilizou o estágio aos alunos da instituição, na ala pediátrica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.
“Essa reunião tem como objetivo principal fazer com que os alunos sejam acolhidos. Dizer a eles que são todos bem vindos ao estagio na pediatria do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e que essa parceria, entre a UFMT e a Prefeitura de Cuiabá se traduza em resultados positivos para a unidade de saúde e para a formação desses futuros profissionais”, ressaltou a juíza Gleide Bispo.
O estágio engloba oito cursos da área de humanas, são acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Saúde Coletiva, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia, todos eles, cada um em seu setor, estarão atuando no pronto socorro. “É um número bastante expressivo de alunos, só de Medicina, serão 40, distribuídos em três setores da pediatria, menos na UTI. Durante o estágio os alunos irão trabalhar nas enfermarias e ficarão responsáveis por alguns leitos”, explicou a juiza.
Alem de trabalhar com as crianças, os estudantes das diferentes áreas estarão trabalhando também com os pais e acompanhantes das crianças internadas. Na verdade, esse trabalho já vem sendo desenvolvido na unidade.
“Nosso objetivo é transformar a ala pediátrica numa unidade humanizada, com atendimento diferenciado e, para os alunos é importante para que tenhamos acadêmicos mais interessados na pediatria e com uma formação diferenciada”, destacou Gleide Bispo.
A reitora Maria Lucia Cavalli Neder disse que a reunião fortaleceu a parceria com a prefeitura de Cuiabá. "Queremos reforçar a importancia do convênio de cooperação técnica com a área de saúde e dizer que a universidade deve ser um exemplo de responsabilidade e compromisso social.Esse grupo fará a diferença no trabalho e no acompanhamento das famílias”, ressaltou.
O prefeito Mauro Mendes elogiou o trabalho que vem sendo feito nesse sentido e falou das iniciativas que estão sendo desenvolvidas dentro da área de Saúde da capital, com a construção, ampliação e reforma de unidades da rede pública, ações que estão melhorando a infraestrutura da saúde em Cuiabá. Ele lembrou também do grande desafio da gestão que é dar à rede publica de Cuiabá, a qualidade e a estruturas adequadas, para atender a demanda da população.
Sobre a ala pediátrica, ele disse que a unidade é o primeiro passo de uma transformação que o HPSMC irá passar, quando as obras do novo pronto socorro, forem concluídas, em 2017. “Esse foi um primeiro investimento, vultoso sim, mas a proposta é transformar essa unidade num complexo de saúde vocacionado exclusivamente para a saúde infantil”.
Mauro Mendes lembrou que a prefeitura vem trabalhando muito forte a fim de trazer qualidade ao serviço de saúde e agradeceu a parceria com a UFMT e outras instituições que vem contribuindo com essa melhoria. “Eu agradeço muito a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, a vocês alunos que estarão envolvidos. Estamos fazendo muito mais por aquilo em que acreditamos, não só o prefeito, mas os cidadãos, os médicos, os enfermeiros e todos os profissionais, por um país melhor”, disse o prefeito.