Notícias

Educação / Semana da Pátria

04 de Setembro de 2014 16h31

Alunos de escolas municipais visitam quartéis militares na Semana da Pátria

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 350 alunos de escolas municipais de Cuiabá estão visitando nesta semana as dependências dos quartéis militares do Exército Brasileiro, Marinha Brasileira e Polícia Militar. As visitas seguem até sexta-feira (05) e as crianças assistem a vídeos e palestras e participam de oficinas

Nesta quarta-feira (3) 50 alunos, com idade de 8 a 14 anos, da escola Antônia Tita tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos militares da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Marinha do Brasil.

A primeira-tenente Érica Ferreira, única mulher a fazer parte da força naval em Mato Grosso, explica que esta foi a primeira vez que a Marinha abriu as portas para visitação de alunos. 

“Aproveitamos a Semana da Pátria para iniciar esse trabalho com as crianças, mas pretendemos dar continuidade a essas atividades”, disse a oficial, acrescentando que no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, também haverá uma visitação para alunos.

Os alunos assistiram a palestras sobre dicas de primeiros socorros e receberam informações de como ingressar nas forças armadas do Brasil. Um vídeo com o tema “Amazônia Azul” falou das riquezas da floresta amazônica.

Nas oficinas os alunos conheceram algumas embarcações, materiais e equipamentos usados para navegação, entre eles os de segurança, como capacete, coletes salva-vidas e extintor de incêndio.

A articuladora do Programa Mais Educação, Josilda Moreira, acompanhou os alunos e afirmou que conhecer a Marinha foi algo muito importante para o ensino-aprendizagem dos alunos. “Eles aprenderam qual é o papel e a importância da Marinha para o Brasil. Além disso, aprenderam os critérios necessários para navegar é conseguir a autorização”.

Para o professor de educação física Thiago Santana, a visita também foi importante para os professores, que conheceram de perto aquilo que aprenderam nos livros. 

Depois de aprender que só é permitido entrar em um barco com um manobrista habilitado e com os equipamentos de segurança, o aluno Carlos Roberto dos Santos, 11 anos, fez questão de subir em uma das embarcações para conhecer de perto. “Passo por aqui sempre e não imaginava como funcionava e nem que fosse tão interessante”, elogiou o menino.

A aluna Allyne Vieira, 10 anos, também se encantou com o trabalho da Marinha. Ela conta que gostou muito do filme que assistiu e que, depois da visita, já pensa em ingressar na Marinha. “Já tinha vontade, agora que conheci melhor tenho certeza”, disse a aluna.

O capitão de corveta, comandante Alessandro Anilton Maia Nonato, foi quem recebeu os alunos. 

A Delegacia Fluvial de Cuiabá tem 65 municípios de sua jurisdição. Além de Cuiabá, a Marinha do Brasil conduz mais duas agências em Mato Grosso, a de Cáceres e a de São Félix do Araguaia. 

As escolas municipais Agostinho Simplício, Silva Freire e Madre Marta Cerutti já realizaram visitas aos quartéis. Nesta sexta-feira (5) as escolas municipais Moacyr Gratidiano e Francisca Martins, levarão seus alunos, no período vespertino, para conhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros.