Educação / 300 ANOS
10 de Abril de 2019 14h00
Alunos de CMEI valorizam a cultura em homenagem aos 300 anos de Cuiabá
Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Ronan Ferraz Santos, localizado no bairro 1º de Março, comemoraram os 300 anos de Cuiabá em grande estilo, com o projeto “CMEI 300 anos: Cuidando e Educando”. Durante o mês de abril, várias atividades relacionadas com a cultura cuiabana serão trabalhadas com as crianças como: gastronomia, música, ciranda e artesanato.
Começando com a gastronomia, as crianças acompanharam a fabricação da paçoca de pilão, a carne com mandioca, Maria Isabel, farofa de banana, suco de caju, além do peixe moído com mandioca que foi servido para as crianças, no cardápio da semana passada. Os alunos também participaram de um Chá com Bolo. “Os pais trouxeram bolo de milho, de mandioca, de arroz, pão de queijo e suco de caju. Levamos peixes inteiros para que as crianças visualizassem além de vasilhas e gamelas. Tivemos também aqui o pilão, a viola de cocho, o mocho. Tudo isso para que a criança possa vivenciar de forma concreta a nossa cultura”, explica a diretora do CMEI, Rosângela de Jesus Souza Pereira.
Depois foi a vez das cirandas, onde foi trabalhada a musicalidade: rasqueado, o siriri e cururu. Na semana passada, as crianças do Jardim I e da pré-escola visitaram o Quintal Flor de Atalaia para conhecer de perto as atividades realizadas ali. Cerca de 95 crianças participaram do passeio e na parte da tarde, foi feito um citytour pelo Parque das Águas, Parque Tia Nair e encerrando o passeio na Orla do Porto, onde puderam ver o histórico de Cuiabá, dançar uma ciranda e conhecer o Rio Cuiabá.
“Um pescador tinha acabado de pescar um peixe e mostrou para as crianças. Foi uma vivência muito boa e muito interessante, pois amplia o conhecimento dos nossos alunos, possibilitando a eles experiências para que aprendam a gostar e a valorizar a nossa cultura cuiabana”, destacou Rosângela. O passeio foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que proporcionou o transporte tanto no período matutino quanto no vespertino. Todos as alunos participaram do passeio, exceto o berçário.
A próxima atividade será o artesanato. Lembrando que a cada semana será resgatado o que já foi trabalhado. As crianças também participarão esta semana do Festival de Danças, um dos eventos da V edição do Educando para Cuiabania, que realiza na próxima sexta-feira (12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, um festival de dança com a participação de aproximadamente 50 grupos infantis.
Encerrando a programação, no dia 30 de abril (terça-feira), na unidade educacional, as crianças vão apresentar para os pais tudo o que foi feito. Haverá apresentações de cirandas, lendas, narrativas, parlendas e no período da tarde o Chá com Bolo.
A diretora Rosângela acredita que uma criança que conhece a sua cultura, cria um senso mais aguçado da sua própria história. “Por isso, a proposta do CMEI é trazer a cultura para a vivência o cotidiano das crianças dentro da escola, garantindo o direito à cultura como dever no currículo das Unidades Escolares para que essa nova geração se aproprie das práticas e valores culturais de forma significativa e possam buscar o conhecimento e vivenciar de forma prazerosa a cultura cuiabana”, destacou a diretora.
O CMEI Paulo Ronal Ferraz Santos atende 250 crianças na faixa etária de 3 meses até 5 anos. É estruturado com berçário, maternal, duas salas de Jardim I, duas salas de Jardim II, duas salas de Pré-Escola para alunos de 4 anos e duas salas de Pré-Escola para alunos de 5 anos.
(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)