Educação /
22 de Setembro de 2011 10h45
Alunos de 61 escolas da rede municipal de Cuiabá participam do "3º Educa Mais na Praça"
Crianças de 61 escolas municipais estão reunidas na Praça Alencastro de Cuiabá, participando do "3º Educa Mais na Praça", com a temática: Práticas Sustentáveis. Cerca de três mil pessoas devem passar pelo evento, que marca as comemorações dos três anos de atividades desenvolvidas no programa “Educa Mais é Mais Educação”. O evento é destinado aos estudantes da educação infantil ao 3º ano do ensino fundamental. A capital dispõe de 94 escolas compostas por cerca de 50 mil alunos.
As ações do "3º Educa Mais Na Praça" vão desde apresentações de fanfarra, de conjuntos musicais e teatros, e se estendem até as 15h. Contará ainda com a participação de artistas regionais. Estão confirmadas apresentações dos humoristas Nico e Lau e do trio Henrique, Claudinho e Pescuma. A questão ambiental ganha destaque ao longo do dia no evento. Na oportunidade serão distribuídas mais de três mil mudas de árvores.
Esta edição do "Educa Mais na Praça" visa integrar a comunidade escolar, família e sociedade cuiabana dentro do programa educacional do município. À frente das ações, o secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, atribui a ação a responsabilidade de despertar nas crianças o interesse de praticar atividades extracurriculares, envolvendo-as no universo da educação por período integral.
Permínio Filho conta que, na primeira edição do programa, há três anos, apenas sete escolas participaram da ação. “Hoje são 61 delas e já estamos nos mobilizando para que, em 2012, mais 12 escolas passem a integrar o ‘Educa Mais é Mais Educação’”, garante o secretário.
Articuladora do projeto, a professora da rede municipal de ensino da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Pedrosa de Moraes e Silva, Lourdes Zélia de Lima, destaca que desde o início do programa a adesão das crianças a educação integral vem crescendo. “A partir do momento que elas ficam na escola o dia todo passam a praticar esportes, ter letramento, se alimentam e o principal: saem das ruas”, discorre.
“Ações como o Educa Mais representam o marco da gestão Chico Galindo, o investimento na célula máxima, a família. Tudo através das crianças, que se tornam articuladoras e mensageiras de seus lares”, frisa o chefe de Gabinete do prefeito, Moisés Antunes.
META: O programa de Educação Integral foi implantado na rede municipal de ensino de Cuiabá com a finalidade de buscar a integração das ações da escola, através da ampliação de tempo e espaço, visando oferecer proteção e educação às crianças e adolescentes. Isso acontece por meio de atividades pedagógicas, esportivas, ambientais e recreativas.