Notícias

Educação / FILHOS NO CAMPO

30 de Maio de 2017 14h19

Alunos da rede pública conhecem novas experiências em "Dia de Campo"

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), instituída pelo programa Filhos no Campos, ofereceu oficinas aos estudantes da rede municipal, nesta segunda-feira (29), durante a 5ª edição da Semana do Cavalo realizada no Haras Twin Brothers.

A ação teve como objetivo instruir os estudantes quanto a importância do cavalo no contexto da rotina de uma propriedade agrícola bem como a maneira como o trabalhador do campo utiliza o animal nas atividades rurais.       

O dia de campo contou com cursos de prova de laço e casqueamento, além de leilões, clínica de três tambores, palestras sobre coleta e inseminação em equinos, nutrição, primeiros socorros em equinos. A programação, como de costume do programa Filhos no Campo, contou com o tradicional passeio a cavalo que sempre deixam os alunos entusiasmado. 

O proprietário do haras, Marco Póvoas, demonstrou sua satisfação por fazer parte do processo de formação das crianças ao recepcioná-los pela primeira vez. “Estamos muito satisfeitos por fazer parte da vida destas crianças lhes provocando sorrisos de encantamento, pois nada mais agradável do que receber um sorriso de uma criança”, reiterou.

A Semana do Cavalo é realizada anualmente e faz parte no calendário municipal sendo roteiro cultural fixo de Cuiabá movimentando o espaço e as finanças do setor de equinos cuiabano, o que impulsiona a economia por meio da geração de emprego e renda.  

Filhos no Campo

O programa já atendeu, este ano, 2.400 alunos da rede municipal de Educação com a faixa etária entre 08 e 12 anos. A iniciativa funciona como extensão do programa Novo Mais Educação, que oferece atividades extracurriculares diversas ao longo do ano letivo.

Segundo o supervisor regional do Senar, Natalino Marcio Viana da Costa, atualmente cerca de 30 a 40 turmas por ano são atendidos pelo Filhos no Campo.

De acordo com a Secretária Adjunta de Educação, Edilene Machado, o intuito é oferece uma oportunidade de vivência e aproximação única para os estudantes. “A empolgação das crianças quando vem até o campo é contagiante, uma vez que elas veem e vivenciam o processo de produção das coisas do campo”, explicou.

O objetivo é despertar o interesse das crianças pelo campo, por meio da vivencia do dia a dia de uma propriedade rural.