Educação / Volta às aulas
03 de Fevereiro de 2015 16h59
Alunos da rede municipal voltam às salas de aula
Pelo menos 50 mil alunos matriculados nas escolas e creches da rede municipal retornaram às salas de aulas nesta terça-feira (3). O primeiro dia de aula nas 149 unidades de ensino foi de acolhimento aos alunos.
“Nesse primeiro dia de aula ocorre um momento de acolhimento aos alunos. É um momento para socialização e interação entre os alunos e professores”, disse a secretária-adjunta municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk.
Os profissionais da educação retornaram aos trabalhos há duas semanas, quando participaram de formação continuada, organização e planejamento do ano letivo.
A rede municipal atende alunos na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O calendário do ano letivo de 2015 das unidades educacionais da rede municipal tem carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.
Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o ano de 2015 será de muitos desafios para o setor. Entre eles está a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil. “Isso será possível com a entrega de 11 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que vai abrir 2,6 mil novas vagas na creche e na pré-escola”, garantiu o secretário.
Em 2015 também será realizada a revisão da política educacional do município; a reformulação do Plano Municipal de Educação, que deve ser aprovado até o mês de junho; e a realização da Prova Brasil para os alunos do 5º e 9º ano. “Estamos trabalhando para melhoraria da proficiência de nossos alunos na área de conhecimento linguísticos e matemáticos, com vista no aumento da nota do Ideb”.
O recesso escolar será do dia 10 ao dia 24 de julho. Já nas creches e CMEIs o recesso será do dia 20 a 24 de julho.
O ano letivo de 2015 será encerrado nas creches, CMEIs e escolas no dia 18 de dezembro, quando inicia as férias na rede municipal de ensino.