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Educação / Qualidade

27 de Novembro de 2015 17h41

Alunos da rede municipal vencem etapa regional do projeto MPT na Escola

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Duas escolas da rede municipal de Cuiabá conquistaram o primeiro lugar em duas modalidades do projeto MPT na Escola 2015, na etapa regional, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Os trabalhos foram produzidos com a temática “Erradicação do Trabalho Infantil”.

 

As escolas Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e Francisco Pedroso da Silva conquistaram a melhor colocação nas modalidades Poesia de Cordel e Música/Paródia, respectivamente. Esses dois trabalhos representaram Cuiabá na etapa nacional, e ambos conquistaram o sexto lugar em suas categorias.

 

A rede municipal de Cuiabá participou do projeto com 76 trabalhos inscritos de 35 escolas. Além dos dois primeiros lugares, Cuiabá conquistou também o segundo lugar na modalidade Desenho, com os alunos da escola Maria Tomich Monteiro da Silva.

 

Os trabalhos foram elaborados nas modalidades de Literatura (contos, poesias de cordel e histórias em quadrinho); Artes Visuais (pintura, desenho e fotomontagem); Enquetes Teatrais; e Composição (música e paródia). 

 

Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o projeto do Ministério Público é uma iniciativa muito importante e que deve ser ampliado para atingir o maior número de alunos possíveis. “Devemos estimular o trabalho com esse tema nas escolas, pois essa é uma iniciativa que contribui para a garantia de um futuro melhor a essas crianças”, disse o secretário.

 

O projeto MPT na Escola consiste em desenvolver ações de conscientização e sensibilização com o objetivo de formar uma rede de proteção que inclua toda a comunidade escolar no combate a qualquer tipo de exploração contra a criança e o adolescente. 

 

O procurador-chefe do MPT em Mato Grosso, Fabrício Gonçalves, destacou que a melhor forma de combater o trabalho infantil continua sendo a conscientização. “Precisamos refletir sobre esse assunto e fazer as pessoas compreenderem que o trabalho infantil não compensa e não deve ser incentivado em nosso país”, disse o procurador.

 

A coordenadora regional da Coordinfância, procuradora Amanda Broecker, informou que mesmo com todo o trabalho em prol da erradicação do trabalho infantil, os casos em Mato Grosso aumentaram, elevando o estado da 13ª para a 9ª posição no ranking nacional. 

 

“Precisamos continuar firmes com o trabalho erradicação e a escola tem um papel importante no processo de combate ao trabalho infantil e à violência na infância. O trabalho infantil leva à evasão escolar e ao baixo rendimento e, por isso, é fácil de ser identificado na escola”, destacou a procuradora.

 

A escola Francisco Pedroso foi a melhor colocada com a música “Rap da Verdade”, composta pelos alunos Breno Iago da Silva, Alisson de Oliveira, Helisson de Oliveira, Émilly Santos, Talita Vitória Ribeiro, Ana Beatriz Pereira, Mariana Vitória Gonçalves e Kauã Farias. 

 

Conforme destacou a diretora da escola Francisco Pedroso, Elizabet Aparecida Mikuni, a unidade de ensino está localizada em um bairro carente e boa parte das crianças vive em situação de risco e projetos como esses ajudam a dar melhores oportunidades a elas. “Não podemos fechar os olhos para essa situação. O nosso papel na escola é acolher essas crianças e dar a elas a oportunidade de um futuro melhor”. 

Para concluir os trabalhos, os alunos assistiram a filmes e pesquisaram sobre o tema. “Tivemos que estudar o estatuto da criança, para entender quais são os direitos delas e, dessa forma, conseguimos elaborar melhor nosso trabalho”, disse Samira Lopes Cardoso, 12 anos, uma das alunas que conquistou o prêmio de melhor poesia. 

A aluna Mariany Vitoria Souza, 11 anos, que ajudou a escrever a poesia, disse que jamais imaginaria que o seu trabalho seria premiado. “Fiquei muito surpresa com a vitória, mas também muito feliz”, disse a aluna. “Nós estamos tendo a oportunidade de estudar, mas sabemos que outras crianças não têm a mesma oportunidade e isso é muito triste”, completou.