Notícias

Educação / Bons de números

01 de Dezembro de 2015 09h31

Alunos da rede municipal de Cuiabá são premiados na Olimpíada de Matemática

ROSANE BRANDÃO

SME

Arquivo

Onze alunos de escolas da rede municipal de Cuiabá foram premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição de 2015. Dos onze alunos, um levou a medalha de bronze e 10 foram premiados com Menção Honrosa. 

O aluno João Leonardo Neves Valdez, do 7º ano da escola municipal Professor Francisval de Brito, conquistou a medalha de Bronze. Ele foi o único aluno de Cuiabá a conquistar uma medalha nessa edição da olimpíada. 

“É emocionante e gratificante saber que um de nossos alunos foi medalhista em uma olimpíada tão importante. Isso se deve a vários fatores, mas, principalmente, à dedicação do aluno e ao trabalho dos profissionais da escola, sem deixar de reconhecer e dar o mérito ao professor de matemática Severino Júnior”, disse a diretora da escola, Eunice Belido.

O aluno João Leonardo, reconhece que não foi fácil chegar a essa colocação na olimpíada, mas garante que a dedicação aos estudos e o amor pela matemática foi um dos ingredientes do seu sucesso. “Sei que é a minha dedicação ao estudo hoje que vai me dar um futuro melhor”, disse o aluno.

A mãe de João Leonardo, a agente municipal de trânsito, Janaína Almeida Neves, diz que é muito grata pelo apoio que o filho sempre recebeu da escola e dos professores. “Meu filho estuda na Francisval de Brito desde os quatro anos de idade e sempre foi muito aplicado nos estudos, mas acredito que o incentivo dos professores e a qualidade do ensino têm contribuído para isso”.  

As boas referências educacionais da escola Francisval de Brito já são reconhecidas há vários anos, principalmente pelas colações no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Em 2013, por exemplo, a unidade de ensino ficou como primeira colocada no ranking das escolas de Cuiabá nos anos finais e a terceira colocada nos anos iniciais.

Outros alunos da escola Francisval de Brito também recebem Menção Honrosa pela participação na olimpíada, foi o caso dos alunos Bruno Lucca Ribeiro de Oliveira, Luana Karolina Magalhães Carmo e Jonatas Lameira de Rezende.

Foram premiados também com Menção Honrosa os alunos Nata de Moraes Alpire, da escola Professora Rita Caldas Castrillon; Matheus Borges e Heloisa de Arruda Begui, ambos da escola Ana Tereza Arcos Krause; Maria Eduarda Pedrosos Brito da escola rural Nossa Senhora Penha de França; Hugo Souza dos Santos, da escola Madre Marta Cerutti; Neto João Sotocorno Carossa, da escola Darcy Ribeiro; e Victor Hugo da Mata Silva, da escola Ranulpho Paes de Barros.

Ao todo, participaram da segunda fase da olimpíada 197 alunos de 19 escolas municipais de Cuiabá. 

“São resultados positivos como esse que nos encoraja e nos dá gás para continuar trabalhando e acreditando na educação do nosso município”, observou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo. 

Olimpíada 

A olimpíada é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática nas escolas públicas de todo os país e revelar talentos.  A olimpíada é classificada pelo nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); nível 2 (8º e 9º anos); e nível 3 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).

Participaram das provas da segunda fase da olimpíada 888.822 alunos de 42.312 escolas de todo o país. Conforme informações do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, foram premiados em todo o país 500 alunos com medalhas de ouro, 1,5 mil com a medalha de prata e 4,5 mil com a de bronze. Foram premiados também 42,2 mil alunos com menções honrosas, além de premiações para os professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacara em virtude do desempenho dos alunos.

Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016.