Notícias

/

19 de Agosto de 2010 17h33

Alunos da rede cidadã participam de evento do CRRA na Lagoa Encantada

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Cerca de 50 alunos do projeto rede cidadã, coordenado pela Tenente Coronel Zózima Dias Sales, da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso PM-MT, de diversas escolas estaduais e municipais de Cuiabá, participaram ontem (18.08), no período vespertino, no auditório engenheiro Gonçalo de Almeida, na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Lagoa Encantada, no bairro CPA III, de programação cultural elaborada pelo projeto do Centro do Reuso da Água (CRRA), informou Neli Assumpção Silva, coordenadora do projeto.

Os alunos assistiram, no auditório, a apresentação musical do grupo rede cidadão com a banda de percussão com lixo seco e reciclável, a dança do siriri do grupo “Coração Cuiabano”, do bairro Carumbé; a dança do Rasqueado, apresentada pela professora Maria Cristina Correa de Souza; e palestras das professoras Josita Priante (CRRA) e Janete Isabel W. Fonseca, sobre o rasqueado cuiabano. A professora Josita Priante contou a história da concepção da Lagoa Encantada, idealizada pela professora Eliana Rondon (ex-presidente da Sanecap) e pelo professor Wilson Santos (ex-prefeito de Cuiabá) até a sua conclusão e funcionamento.

Josita Priante disse que em 2005 a população queria aterrar a Lagoa e tirar a estação de tratamento de esgoto da região. “Então o que aconteceu? Houve um acordo em que a população se comprometeu em não jogar mais lixo no local e a Sanecap passaria a cuidar da Lagoa. Foi em busca de recursos, conseguiu e hoje a lagoa está linda para receber vocês”, explicou a professora. Na oportunidade, explanou sobre o projeto da Petrobras ambiental aos convidados. “Vocês são a riqueza desse projeto e estão aqui para aprender e trazer alegria a todos nós”, concluiu Priante.

Para a coordenadora do projeto CRRA, professora Neli Silva “esse evento de hoje no auditório se insere nas atividades culturais da agenda continuada e alcança as comunidades nas práticas sociais, compostas de práticas ambientais e educacionais”, ponderou Silva.

A pedagoga Sandra Gusmão, coordenadora educacional do rede cidadã, informou que “fazem parte do projeto aqueles alunos que apresentam desvios de conduta nas escolas. As escolas nos indicam os alunos, fazemos a inclusão deles nas atividades culturais e esportivas. Quando percebemos que o problema está na família, fazemos o acolhimento dela em cursos, palestras. No rede também recebemos os alunos que nos procuram espontaneamente”, concluiu a professora.

Após a palestra os alunos das escolas dos bairros Ribeirão do Lipa e Sucuri foram ver de perto como funciona o sistema de tratamento de esgoto da Lagoa encantada, a maquete geográfica, o viveiro, a praça de ginástica e outras belezas da lagoa Encantada.

História: Desde sua criação, há 6 anos, o Programa Rede Cidadã tem se tornado destaque entre as ações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em 2008, o programa ampliou de forma significativa o atendimento às crianças e adolescentes, saltando de 600, em 2007, para 1.700 em 2008 em aulas de informática, práticas desportivas e culturais. O foco principal de atuação do projeto é o combate à violência e ao consumo e tráfico doméstico de drogas, a prostituição infantil, além de maior atenção ao idoso e a violência contra a mulher e fica localizado na Avenida Dante de Oliveira (antiga avenida dos Trabalhadores) – CISC Planalto – fone: 3653-8476.