/
10 de Novembro de 2010 09h00
Alunos da escola Machado Neves participam de atividades lúdicas na Lagoa Encantada
“É no reino animália que estão os animais. São multicelulares, heterótrofos, demais! Eles são eucariontes, ingerem alimento. Seu reino é o maior do que todos no momento”, disse Luany W. Fonseca, graduanda
As “Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências”, em forma de oficina, teve como objetivo facilitar a compreensão de conteúdos programáticos e cotidianos ensinados nas escolas públicas. Os temas explicitados foram a classificação dos seres vivos e o ciclo da água, utilizando paródias e jogos como forma de fixação da aprendizagem.
Para Lairce Fonseca Valério, professora de matemática e coordenadora do projeto “Mais Educação”, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) a música é uma arte incorporada por unanimidade na sociedade e, ensinar Ciências por meio de paródias, é uma prática prazerosa em que o aluno apreende o conhecimento de maneira fácil e extrovertida. Paulo Robles, professor de matemática, disse que “jogos e músicas tornam o ensino mais agradável garantindo a interação dos alunos”.
Para Caio Mateus Gonçalves (11), Luiz Felipe M. da Cunha (10) e Sâmella Coelho Borges (10), alunos da escola Machado Neves, do bairro Cidade Alta, “todos os professores deveriam ensinar por meio da música e de preferência em um lugar como este, aqui na Lagoa".
A oficina faz parte da agenda continuada do projeto do Centro de Referência do Reuso da Água (CRRA), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sanecap, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Informações complementares podem ser obtidas por meio do telefone:
3025 6210 e 9288-7720.