/
02 de Dezembro de 2010 08h00
Alunos da escola Fábio Firmino participam de plantio de árvores na Lagoa Encantada
Cerca de 50 alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Fábio Firmino Leite participaram nesta quarta-feira (01-11) do plantio de mudas de árvores na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III). A iniciativa é do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA) e visa a recuperação das áreas degradadas no entorno do córrego do Caju e das lagoas de estabilização. Ao todo foram plantadas cerca de 100 mudas de várias espécies, como pata de vaca, ipê rosa e branco, imbaúba, aricá, tarumã, aroeira salsa, entre outras.
Conforme explicou a engenheira florestal, Késia Castro da Mata, responsável pelo plantio, o projeto de reflorestamento da lagoa tem como objetivo recuperar as margens do córrego, evitando a erosão. “Houve uma época em que este lugar era depósito de lixo, o que provocou a degradação de toda esta área. Mas com a revitalização da lagoa e o projeto CRRA estamos tendo a oportunidade de arborizar e recompor todo o parque”, disse a engenheira durante uma pequena palestra antes de iniciar a atividade com as crianças.
Késia Castro explicou também para as crianças o que é e como funciona o CRRA e, ainda, convidou cada uma delas para que voltasse sempre à lagoa para acompanhar o crescimento e cuidar da plantinha. “Nós vamos cuidar delas, mas vocês podem vir quando quiserem para molhá-las e acompanhar seu desenvolvimento”.
O projeto de reflorestamento da lagoa prevê o plantio de duas mil mudas de árvores nativas pioneiras (crescimento rápido e com maior capacidade de sombra) e secundárias (que têm crescimento mais lento e precisam de sombra para seu crescimento inicial). Até o momento já foram plantadas quase mil mudas, o que propiciou o envolvimento de toda a comunidade de bairros do entorno da lagoa.
A professora da escola Fábio Firmino disse que a participação das crianças na atividade ajuda a envolvê-los e conscientizá-los com as questões ambientais. “É importante que a escola tenha essa preocupação com seus alunos, pois é uma forma de ensiná-los a cuidar do meio em que vivem, começando pela casa deles, passando pela escola e enfim com o meio ambiente. É dessa forma que poderão garantir um futuro melhor e menos poluído para seus filhos e netos”, observou a professora, lembrado que a escola trabalha com os alunos o tema meio ambiente o ano todo, tanto com aulas teóricas como práticas.
CRRA - projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Informações: www.crra.com.br:
3025 6210 e 9288-7720, com a professora Neli Assunção Silva.