Notícias

/

02 de Dezembro de 2010 08h00

Alunos da escola Fábio Firmino participam de plantio de árvores na Lagoa Encantada

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Cerca de 50 alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Fábio Firmino Leite participaram nesta quarta-feira (01-11) do plantio de mudas de árvores na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III). A iniciativa é do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA) e visa a recuperação das áreas degradadas no entorno do córrego do Caju e das lagoas de estabilização. Ao todo foram plantadas cerca de 100 mudas de várias espécies, como pata de vaca, ipê rosa e branco, imbaúba, aricá, tarumã, aroeira salsa, entre outras.

Conforme explicou a engenheira florestal, Késia Castro da Mata, responsável pelo plantio, o projeto de reflorestamento da lagoa tem como objetivo recuperar as margens do córrego, evitando a erosão. “Houve uma época em que este lugar era depósito de lixo, o que provocou a degradação de toda esta área. Mas com a revitalização da lagoa e o projeto CRRA estamos tendo a oportunidade de arborizar e recompor todo o parque”, disse a engenheira durante uma pequena palestra antes de iniciar a atividade com as crianças.

Késia Castro explicou também para as crianças o que é e como funciona o CRRA e, ainda, convidou cada uma delas para que voltasse sempre à lagoa para acompanhar o crescimento e cuidar da plantinha. “Nós vamos cuidar delas, mas vocês podem vir quando quiserem para molhá-las e acompanhar seu desenvolvimento”.

O projeto de reflorestamento da lagoa prevê o plantio de duas mil mudas de árvores nativas pioneiras (crescimento rápido e com maior capacidade de sombra) e secundárias (que têm crescimento mais lento e precisam de sombra para seu crescimento inicial). Até o momento já foram plantadas quase mil mudas, o que propiciou o envolvimento de toda a comunidade de bairros do entorno da lagoa. 

A professora da escola Fábio Firmino disse que a participação das crianças na atividade ajuda a envolvê-los e conscientizá-los com as questões ambientais. “É importante que a escola tenha essa preocupação com seus alunos, pois é uma forma de ensiná-los a cuidar do meio em que vivem, começando pela casa deles, passando pela escola e enfim com o meio ambiente. É dessa forma que poderão garantir um futuro melhor e menos poluído para seus filhos e netos”, observou a professora, lembrado que a escola trabalha com os alunos o tema meio ambiente o ano todo, tanto com aulas teóricas como práticas.


CRRA - projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.


Informações: www.crra.com.br:
3025 6210 e 9288-7720, com a professora Neli Assunção Silva.