Notícias

/

22 de Outubro de 2010 17h30

Alunos da Escola Diva Hugueney participam de palestras na Lagoa Encantada

Marlene Silveira-Assessoria/Sanecap

Cerca de 70 alunos da 8º série do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Diva Hugueney Siqueira de Bastos, do bairro Jardim Aroeira, assistiram nesta quinta-feira (21-10), no auditório da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto - ETE do CPA III), palestra sobre Fossa Séptica, Reuso da Água e Adubação. A palestra faz parte da programação do Seminário Ecológico, realizado nos dia 20 e 21 e promovido pelo projeto Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA).

As palestras mostraram aos alunos como funciona o tratamento de uma fossa séptica na prática. A professora de História, Augustinha Gomes Kleinschmitt, disse que as informações passadas nas palestras são de suma importância para todos, tanto para os alunos quanto para os professores. “Tudo o que vimos vai contribuir para enriquecer nossos conhecimentos”.

A professora da Língua Portuguesa Regiane Gonçalvez da Costa disse que as palestras “são ótimas, e aqui eles prestam mais atenção do que em sala de aula, ficam mais concentrados, até porque as informações são passadas por especialistas no assunto”, ressaltou a professora, informando que os alunos terão que fazer um relatório ilustrativo sobre tudo que aprenderam, valendo como parte da nota bimestral.

Um dos palestrantes, Antônio Cândido da Silva Filho, trabalha numa empresa de alimentos, e apresentou aos alunos uma máquina que é utilizada em sua empresa para reduzir o consumo de água na lavagem de frutas, legumes e verduras. O equipamento foi inventado por ele próprio e propõe a reutilização da água por uma semana em várias lavagens destes alimentos. “Mas tudo é feito dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária”.  

O aluno Eder Thiago Amorim (18 anos) disse que gostou muito de tudo o que viu, e que aprendeu muito sobre fossa séptica. “O que mais me chamou atenção foi que hoje já existem vários modelos de fossa séptica, inclusive uma bem mais compacta do que as tradicionais; achei muito bacana”.

CRRA - projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.