Notícias

/

24 de Agosto de 2010 09h00

Alunos aprendem sobre o rasqueado cuiabano na Lagoa Encantada

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Cerca de 50 alunos das escolas públicas dos bairros Ribeirão do Lipa e Sucuri, em Cuiabá, assistiram à uma palestra e demonstração sobre o rasqueado cuiabano na última semana, no auditório Gonçalo de Almeida, na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Lagoa Encantada, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), como parte da agenda cultural da agenda continuada do Projeto C.R.R.A - Centro de Referência de Reuso de Água.

A presidente da associação do rasqueado mato-grossense, Janete Isabel W. Fonseca, falou aos presentes sobre a origem do rasqueado, da vestimenta, da junção do rasqueado com o artesanato cuiabano e a sua evolução em Cuiabá. “O rasqueado é uma dança tradicional dos cuiabanos e tem a sua origem no siriri com a viola de cocho e o cururu; é necessário que vocês conheçam essas danças, uma vez que faz parte da cultura mato-grossense”. “A Copa do Mundo tem Cuiabá como uma das suas sedes. Então vocês precisam conhecer a cultura cuiabana e, depois explicar aos turistas”, opinou Fonseca.

A professora Mara Cristina Correa de Souza, membro da associação, fez uma demonstração aos presentes de como dançar um rasqueado cuiabano, executando os passos corretos da dança e mostrando a utilização da varanda das redes cuiabanas como vestimenta.

Luiz Felipe da Silva (11), aluno da 8ª série da escola Nossa Senhora Aparecida, do bairro Ribeirão do Lipa disse que era aluno do Pet, “que minha mãe me levou para o projeto para que eu não ficasse zanzando na rua ou soltando pipa. Eu adoro conhecer essas coisas novas”, concluiu Silva.

A apresentação do rasqueado cuiabano fez parte da Agenda Continuada desenvolvida todas às quartas feiras de 14h às 16h como parte do Projeto C.R.R.A -Centro de Referência de Reuso de Água, localizado na ETE Lagoa Encantada, no CPA III, desenvolvido pelo IDEP, patrocinado pela Petrobrás por meio do Programa Petrobras Ambiental do Governo Federal, e realizado em parceria com a UFMT, SANECAP e Prefeitura de Cuiabá.

História: O rasqueado é um estilo de música e de dança regional do centro-oeste brasileiro, mais precisamente da baixada cuiabana onde se localiza a capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá. O ritmo folclórico do rasqueado e sua respectiva dança também marcantes em cidades e regiões ribeirinhas da Bacia do rio Paraguai como Cáceres, Barra do Bugres e Corumbá (hoje no Mato Grosso do Sul), ainda muito presentes na cultura popular ribeirinha cuiabana, receberam influência da polca paraguaia quando prisioneiros paraguaios ficaram confinados na margem direita do rio Cuiabá, hoje município de. Várzea Grande, durante a Guerra do Paraguai  e do siriri mato-grossense. Desse contato dos refugiados com a população ribeirinha e da mistura do violão paraguaio com a viola-de-cocho surgiria o rasqueado. Informações: 8405-0164 e 8424-3992.

Agenda: Dia 25 de Agosto de 2010 às 14h, na Lagoa Encantada< Palestra “Idosos e Sociedade”, proferida pelo Professor Luiz Roberto Costa Pinto,  da COMDIPI. Informações: 8452-2532 – 9288-7720.