Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Meio Ambiente

15 de Junho de 2015 17h38

Alunas do Siminina têm dia de aprendizado no Horto Florestal

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

As meninas atendidas pelo programa Siminina no bairro Pedra 90 participaram nesta segunda-feira (15) de um dia de aprendizado no Horto Florestal. A visita integra as atividades  do Mês do Ambiente realizadas em todas as 16 unidades do Siminina em Cuiabá.

Segundo Lia de Oliveira, coordenadora pedagógica do programa, um cronograma de atividades voltadas ao meio ambiente foi elaborado a fim de ensinar as meninas sobre a importância e preservação dos recursos naturais.

“Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, no dia 5 de junho fizemos uma reunião pedagógica com as orientadoras do programa de todas as unidades, para que as meninas pudessem ter acessos às informações sobre meio ambiente. Uma das pautas foi conseguir trazer algumas meninas para conhecer o Horto”, afirma.

No Horto Florestal, as meninas realizaram atividades como trilhas, a observação dos animais e ainda puderam aprender sobre as árvores nativas, a preservação dos rios e como fazer uma horta em casa, por exemplo.

“Aqui elas têm um trabalho de aprendizado sobre o meio ambiente, as plantas e animais juntos. Fica muito melhor e mais fácil aprender. Com o contato, fica muito mais fácil. Elas vão fazendo a trilha e aprendendo junto”, aponta.

E não deu outra: as meninas adoraram o passeio. Para Natalia Miranda, de 7 anos, a visita ao horto foi uma oportunidade de conhecer o local que ela nem sabia que existia em Cuiabá. “Eu gostei de vir aqui. Não achei que tivesse um lugar onde a gente vai andando e pode ver os bichos de perto e aprender sobre eles. Achei que tinha só espaço para caminhada”, diz.

Giovana Nunes, de 6 anos, também gostou muito do passeio e afirmou que só o fato de sair da sala de aula já foi um aprendizado. “Quando passeamos assim, temos que ficar em fila e prestar atenção em tudo o que a professora fala - e isso é bom, porque a gente aprende a se comportar e também aprende da natureza”, conta.

Yasmin de Moraes, de 7 anos, ressaltou que o passeio foi importante para ampliar os conhecimentos que ela adquire em sala de aula. “Nas escolas, nós vemos tudo isso sobre a natureza, os bichos e os rios, mas aqui tive a oportunidade de ver como a natureza é de verdade”, afirma.

E este é o objetivo do passeio: colocar em prática o que as crianças aprendem nas escolas, na televisão e nos livros, de acordo com Analice Nazário, servidora do Horto Florestal.

“A maioria das referências de natureza que as crianças têm é na televisão e em outros parques onde é realizada somente caminhada. Mas aqui, nós recebemos as crianças, mostramos o espaço e explicamos como tudo funciona. É uma boa oportunidade de aprendizado”, conclui.

Além do passeio no Horto Florestal, outras atividades ainda serão realizadas pelo programa Siminina, como um trabalho de reciclagem e a criação de uma horta nas unidades do programa,  por exemplo.

As atividades também ocorrerão na terça-feira (16) com a presença das meninas atendidas pelo programa Siminina nos bairros Jardim Fortaleza e Chácara dos Pinheiros. Ao todo, 200 meninas participarão das atividades no Horto Florestal, que acontecem nos dois períodos.

O Programa Siminina é coordenado diretamente pela primeira-dama, Virginia Mendes, e está presente em 15 bairros e no Distrito da Guia, sendo considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Cuiabá.