Notícias

Mobilidade Urbana / Mobilidade

02 de Junho de 2014 16h16

Alterações nos pontos de ônibus melhoraram o trânsito no centro de Cuiabá

CAROL SANFORD

Michel Alvim

Arquivo

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que o trânsito melhorou no centro de Cuiabá após as alterações de locais de parada de algumas linhas de ônibus que circulam pela região. As mudanças tiveram início no último dia 31 de maio (sábado).

“Este foi o primeiro dia útil após as mudanças e não constatamos grandes transtornos. Claro que a população ainda precisa se adequar, mas o saldo foi positivo. Para o trânsito, o impacto positivo será ainda maior, já que acabarão alguns gargalos, como no cruzamento entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua Barão de Melgaço”, avaliou o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo.

Ele explicou que o trabalho de orientação teve início antes das alterações – e a população teve acesso às informações nos interior dos ônibus, nos pontos de embarque e desembarque, além de cartilhas que foram entregues aos usuários.

Para Ilza Sebastiana de Morais, moradora do bairro Novo Terceiro, as mudanças ajudaram a diminuir os congestionamentos que se formavam nas paradas localizadas na Avenida Getúlio Vargas. “Hoje é o primeiro dia que venho ao Centro depois da mudança, mas achei bom, porque distribuiu melhor e ficam menos pessoas nos pontos, o trânsito fica mais rápido”, disse ela, que aguardava o ônibus na nova parada da Rua 13 de Junho.

O aposentado Anízio Gonçalves de Araújo também gostou das alterações. “Achei melhor. Logo que cheguei, fiquei um pouco perdido, mas encontrei todas as informações no ponto mesmo, está tudo explicado. As pessoas se adaptam rápido e acredito que vai ficar ótimo para todos”, afirmou.

O diretor de Transporte da Secretaria, Leopoldino Pereira, informou a necessidade de instalação de mais um ponto na Rua 13 de Junho. “Instalamos esse ponto em frente à loja City Lar para atender à demanda criada no local após as alterações”, pontuou.

Principais mudanças

As principais mudanças foram a instalação de um ponto na Rua 13 de Junho, ao lado da agência central dos Correios, e a extinção dos pontos localizados na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Cine Teatro, e na Rua Barão de Melgaço, em frente à Caixa Econômica Federal.

Algumas linhas, que antes tinham como ponto de parada a Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Cine Teatro, agora utilizarão o ponto do final da Rua Joaquim Murtinho, atrás da Catedral.

 

Outras linhas que desciam pela Praça Maria Taquara e subiam a Avenida Getúlio Vargas, agora seguirão para a Praça Bispo Dom José, na Avenida da Prainha, e seguirão por ela até subir o Morro da Luz.