Mobilidade Urbana / Rumo Certo
14 de Março de 2016 17h30
Alterações no trânsito do Bosque da Saúde iniciam com ajustes para melhorar a circulação
Segundo o Secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, estes primeiros dias de mudança no trânsito na região do Bosque da Saúde vão servir de avaliação para a execução de ajustes. As mudanças, que incluem 100% a implantação de sinalização vertical (placas) começaram nesta segunda-feira (14).
“De modo geral, os resultados neste primeiro dia foram positivos. É na prática que os projetos são avaliados, observando a circulação dos veículos, e os ajustes necessários serão feitos”, disse o secretário, que acompanhou os trabalhos dos agentes de trânsito.
As alterações no trânsito visam voltar o trânsito ao que era antes das obras da Copa do Mundo, já que o bairro serviu de atalho para os veículos que trafegavam pela Miguel Sutil e queriam acessar a Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Entre as adequações estão à implantação de quatro binários na região para facilitar o fluxo de veículos dentro do bairro, que facilita a ligação com corredores importantes da cidade, como as avenidas Gonçalo Antunes de Barros (antiga Jurumirim), Miguel sutil e Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA.
Para orientar os motoristas, durante esta semana estarão trabalhando por turno cerca de 30 agentes de trânsito. Eles estão distribuindo para os motoristas um folheto que traz um mapa explicando as alterações. Outra medida está sendo tomada pela Secretaria de Serviços Urbanos que é a poda de algumas árvores que podem atrapalhar a visão das placas de orientação.
Um dos binários é formado pelas ruas das Orquídeas e da Cereja. A Rua das Orquídeas deixou de ser mão dupla e agora é mão única entre a Rua Ametista e a Avenida do CPA (na esquina fica o MacDonald´s). Já a Rua da Cereja (uma rua após a Rua das Orquídeas), sofreu um ajuste em relação ao projeto original. Na primeira quadra, entre a Avenida do CPA e a Rua José de Lacerda, a rua é mão dupla para permitir o acesso à Avenida do CPA para quem trafega pela José de Lacerda. Deste ponto até a Avenida Gonçalo Antunes de Barros, a rua continua como mão única e é via de acesso ao bairro.
“Outra adequação realizada foi à instalação de uma rotatória no entroncamento da Avenida Aclimação com a Avenida Gonçalo Antunes de Barros. Ali era um ponto de conflito e esta medida disciplina o trânsito naquele local”, observou Thiago França.