Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Natal Luz 2014

19 de Dezembro de 2014 16h51

Alegria e descontração marcam Baile de Natal dos Idosos

RENATA NEVES

Michel Alvim

Arquivo

Embalados ao som de forró, rasqueado, lambadão, vanerão, bolero e diversos outros ritmos, cerca de 500 idosos aproveitaram em grande estilo a tarde desta sexta-feira (19) no Baile de Natal dos Idosos promovido pela Prefeitura de Cuiabá.

A ação é uma iniciativa da primeira-dama Virginia Mendes, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e integra as ações do Natal Luz 2014.

Eugênia Bernandes Oliveira, de 69 anos, arriscava timidamente alguns passinhos de forró ao lado de uma amiga, do lado de fora do salão. Questionada porque não estava na pista de dança, disse que aguardava um bom parceiro de dança.

“Eu gosto de dançar só com aqueles que sabem dançar, senão pisam no meu pé”, disse, em meio a gargalhadas.

Enquanto esperava mais um convite para “girar no salão”, Ilária Silva de Souza, de 60 anos, observava os colegas dançando. Ao contrário de Eugênia, ela afirmou não possuir exigências para escolher um parceiro.

 “Eu gosto de dançar todos os tipos de músicas e não me importo em dançar com quem não sabe muito. Nesse caso, é só ir mais devagar e tudo dá certo”, revelou.

Ilária disse ainda ter adorado o presente de Natal da Prefeitura de Cuiabá. “O baile está muito bom, muito animado. Além de nos divertir, também aproveitamos a oportunidade para fazer novas amizades”, ressaltou.

Miguel Mathias Miranda, de 68 anos, elogiou o espaço destinado ao baile. “O salão é bem grande. Dá para dançar com tranquilidade e aproveitar bem a festa”.                      

Além daqueles que frequentam os Centros de Convivência para Idosos, também estavam presentes na festa os idosos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Homenagem - Durante o evento, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu Moção de Aplausos do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa pelos relevantes serviços prestados aos idosos de Cuiabá.

“Os idosos merecem atenção e carinho especiais, pois já fizeram muito por suas famílias e pela cidade. Sendo assim, nada mais justo que presenteá-los com esse momento de lazer e confraternização, tornando o Natal mais bonito para eles”, afirmou.

Balanço – Para o presidente do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei, o ano de 2014 foi muito positivo. Entre as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, ele destaca a reforma de todas as unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs).

“Esse ano foi excelente no que diz respeito à construção de políticas públicas para a pessoa idosa em Cuiabá, sobretudo porque tivemos todos os CCIs reformados e a implementação de uma série de atividades dentro desses centros”, avaliou.

A aula de informática foi uma das atividades mais procuradas pelos idosos em 2014, diminuindo a distância entre eles e seus parentes e amigos.

“Instalamos computadores com internet e climatizamos as salas onde eles estão tendo aula, graças a uma parceria da Secretaria de Assistência Social com o Senai. Isso despertou o interesse pelo mundo digital e oportunizou a criação de espaços em comunidades virtuais e o relacionamento com parentes e amigos que moram longe, o que é muito positivo”, destacou José Rodrigues Rocha Junior.

Projetos – Em 2015, a Prefeitura de Cuiabá vai construir mais uma unidade Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e expandir o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa.

“Queremos ofertar mais atividades para eles, como aulas de coral, dança e ampliação das salas de informática. Também estamos preocupados com o índice de violência contra os idosos, por isso estamos expandindo a unidade do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, que também tem o papel de atender os idosos na região sul da cidade. No ano que vem, também passaremos a contar com três unidades do CREAS em Cuiabá”, garantiu José Rodrigues.