Notícias

Cultura, Esporte e Lazer / CONCESSÃO DUTRINHA

23 de Setembro de 2024 14h00

AGUARDAR FOTO: Autoridades reconhecem decisão assertiva do prefeito Emanuel Pinheiro na concessão do Dutrinha ao Mixto Esporte Clube

ELIANA BESS

Reprodução da internet

Arquivo

O maior patrimônio histórico do futebol mato-grossense, o Estádio Presidente Dutra, localizado no bairro Porto, em Cuiabá, oficialmente será gerido pelo Mixto Esporte Clube. Através de uma concessão, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, oficializou a gestão do estádio ao clube. O ato foi assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pelo gestor do Mixto, João Dorileo Leal, no final da tarde de domingo (22), pouco antes da partida entre Mixto e Primavera. A Concessão Onerosa, resultante do processo licitatório 06/2024, prevê investimentos em infraestrutura e o pagamento de outorga ao município de Cuiabá por um período de 20 anos, prorrogável por mais 20 anos, caso os compromissos estabelecidos no contrato sejam cumpridos.

A decisão foi aplaudida e reconhecida pelas autoridades presentes no evento, assim como pela torcida do Mixto, muitos dos quais nunca imaginaram a possibilidade de o clube um dia ter seu próprio estádio.

Muito emocionado, o comunicador e apresentador Antero Paes de Barros, filho do fundador do Mixto, Ranulfho Paes de Barros, declarou que nem mesmo em seus sonhos mais audaciosos ele imaginou essa possibilidade. “Meu pai sonhava com um centro de treinamento para o Mixto, que era necessário, mas nunca com o Mixto sendo dono do Dutrinha. Na verdade, o Mixto sempre foi do Dutrinha, mas agora o Dutrinha é oficialmente do Mixto. Através dessa concessão, o presidente Dorileo realizou o maior sonho não sonhado dos mixtenses. É uma conquista muito importante e que traz grandes responsabilidades, como a de cuidar do Dutrinha”, afirmou.

Antero também aproveitou para fazer um registro: “Há coisas que são analisadas em determinados tempos e depois são vistas pela história. O prefeito Emanuel Pinheiro marca definitivamente seu nome na história do Mixto e do esporte de Mato Grosso, pois teve a coragem política de fazer o certo, como muitos já disseram nesta solenidade. Emanuel, você fez o certo ao conceder o Dutrinha. Fez o certo para Cuiabá, e isso vai beneficiar toda a cidade. Tenho certeza absoluta que a história fará justiça a você, reconhecendo-o como o prefeito do esporte, do social e da cidadania. Parabéns a você, ao vice-prefeito José Roberto Stopa, ao secretário de Cultura Justino Astrevo, e à Câmara de Vereadores, que teve a coragem de entender a magnitude desse projeto.”

O vice-prefeito José Roberto Stopa também ressaltou os benefícios da concessão: “É algo benéfico para o futebol, especialmente para o Mixto, que é um time tradicional e que, sem dúvida, trará alegria à população cuiabana e ao futebol mato-grossense.”

Mesmo sendo torcedor do Dom Bosco, o prefeito Emanuel Pinheiro reconheceu a importância histórica do Mixto Esporte Clube para o futebol, a cultura e o esporte de Cuiabá. “Precisou um cuiabano de ‘tchapa e cruz’, um torcedor do Dom Bosco, assumir a Prefeitura para fazer justiça ao clube mais popular de Cuiabá. O Mixto é o time mais querido da cidade, e todo cuiabano é mixtense, assim como todo mixtense é cuiabano”, disse o prefeito, que foi presenteado com uma camisa do Mixto e fez questão de vesti-la durante a solenidade.

O prefeito também relembrou a "geração de ouro" do futebol cuiabano, destacando grandes craques que jogaram no Dutrinha, como Pelé, Garrincha e Rivellino. Para ele, nada mais justo que o estádio agora pertença ao clube mais popular da cidade. “O Dutrinha, revitalizado e entregue pela nossa gestão nos seus 70 anos, agora está em ótimas mãos e se transformará em uma grande arena de espetáculos”, afirmou.

O criador da torcida do Mixto, professor Prudente Alencar, conhecido como Dezinho, elogiou a coragem política do prefeito Emanuel Pinheiro. “Agradeço, em nome de toda a torcida do Mixto, ao prefeito pela coragem de fazer essa concessão. Nada mais social do que o Mixto, e essa concessão pode beneficiar o bairro Porto e aumentar a segurança no entorno do estádio.”

O gestor do Mixto, João Dorileo Leal, também falou sobre a importância da concessão e a visão de transformar o Dutrinha em uma arena multiuso, preparada para eventos esportivos e artísticos, gerando novas fontes de renda para o clube.

O vice-prefeito José Roberto Stopa lembrou que, há dois anos, o Dutrinha estava fechado e esquecido, mas com a reabertura, o estádio foi valorizado e devolvido à população cuiabana. "A reabertura do Dutrinha representou respeito ao esporte e à população cuiabana", disse Stopa.

Por fim, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, ressaltou o caráter histórico da concessão e o compromisso de gestão que o Mixto Esporte Clube assume ao receber o Dutrinha. “A concessão traz consigo a responsabilidade de cuidar e investir no estádio, que é um patrimônio do futebol mato-grossense”, concluiu Justino.