/
24 de Março de 2011 17h00
Água tratada é tema abordado em visita de alunos de colégio de VG
Alunos da 5ª e 6ª séries do ensino médio do Colégio Couto Magalhães, de Várzea Grande (MT), participaram na manhã desta quinta-feira (24-03) de aula de campo no Memorial da Água Eng° José Luiz de Borges Garcia, que ocorrem diariamente no complexo das Estações de Tratamento de Água – ETAs I e II da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), localizadas entre as Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, bairro Quilombo. Os objetivos são conhecer e entender os processos de tratamento de água dentro da indústria da água, na capital.
Os setenta estudantes seguiram até o auditório “Engª Eliana Rondon” para assistir a vídeos educativos sobre as etapas de captação, tratamento e distribuição, instruções sobre economia e para evitar o desperdício de água, ministrada pelo colaborador Daniel Gouvêa (Sanecap). O tema impressionou as crianças.
É o caso do estudante da 6ª série Victor Gabriel Santos Costa, 10 anos, que se surpreendeu com o trabalho desenvolvido nas estações. “Achava que a água saía direto do rio para a minha casa. Vou contar para meus amigos e vizinhos também sobre a importância de não jogar fora a água limpa”. O coordenador do Memorial, Daniel Gouvêa, deu ainda uma explicação didática sobre o tema.
A professora de Matemática Nilda Prado Martins explicou as atividades que terão que ser cumpridas pelos alunos do Couto Magalhães, depois da visita. “Cada professor prioriza na sua área um tema. Na minha disciplina, eles terão que fazer um trabalho sobre os sistemas de medidas utilizados no tratamento da água. Por exemplo, quantos gramas de elementos químicos são usados em cada litro da água”.
Depois os meninos e meninas seguiram para ver “in loco” o complexo de Estações de Tratamento de Água. No final da manhã, 20 alunos da Escola Agostino Simplício, localizada no bairro Poção, completaram o turno de visitas.
A visita faz parte de uma série de encontros que ocorrerão durante todo o ano no local que se transformou num importante instrumento para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, sendo referência histórica para alunos de escolas públicas e particulares de Mato Grosso.
O Memorial da Água foi inaugurado em maio de 2008, revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com recursos da Fundação de Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), com o intuito de referendar a importância histórico-cultural, social, política e econômica do processo de tratamento e distribuição da água em Cuiabá.
As duas ETAs (Engenheiro José Brunello Bombana – ETA I e General Austregésilo Homen de Mello – ETA II) respondem por 60% do abastecimento da cidade, águas captadas pela estação do Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira.