Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PRA FRENTE CUIABÁ
18 de Maio de 2022 11h13
Agro da Gente fomenta o trabalho e o fortalecimento do produtor rural
O prefeito Emanuel Pinheiro destacou durante a live desta terça-feira (17), os trabalhos realizados pela gestão para o fomento do trabalho e fortalecimento do produtor de pequena propriedade, por meio do programa Agro da Gente, um dos pilares do Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
No último sábado (14), o prefeito sancionou a Lei nº 6.809/2022 que institui oficialmente o programa Agro da Gente. A normativa foi publicada na Gazeta Municipal desta quarta-feira (18). Uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, o Agro da Gente vai atender mais de duas mil famílias, estimulando a agricultura familiar e o produtor de pequena propriedade em quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite, levando tecnologia, apoio técnico, qualificação e recursos necessários, garantindo aos consumidores, alimentos certificados e com selo de qualidade.
“O Agro da Gente é um programa da nossa gestão de reestruturação e fortalecimento da agricultura familiar como mote de desenvolvimento econômico da nossa capital, geradora de oportunidades, de emprego e renda. Estamos dando assistência técnica aos pequenos proprietários, levando o desenvolvimento sustentável, tecnologia avançada, enfim, quebrando paradigmas e mudando o cenário da agricultura familiar em Cuiabá. Parabéns secretário Francisco Vuolo e toda a equipe da Secretária pelo extraordinário programa Agro da Gente”, parabenizou o prefeito.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, explicou que, após a sansão, o próximo passo será a realização de adequações junto aos segmentos e conselhos para regulamentação do programa.
“Agora iremos sentar com os segmentos e conselhos para trabalhar a regulamentação e os critérios do programa, com objetivo de expandir ações com toda assistência e parcerias necessárias para o fortalecimento da economia e do produtor de pequena propriedade”, disse Vuolo.
O programa já vem desenvolvendo várias ações, uma delas é a implantação da Unidade de Referência Técnica (URT) do Leite. O projeto-piloto é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), na propriedade rural do casal de agricultores, Sérgio Barbosa e Rosenei de Souza, produtores de queijo e requeijão, beneficiários do primeiro certificado de adesão oficial da iniciativa.
A primeira fase de melhorias estruturais já foi concluída na URT do Leite. A segunda consiste no fomento dos produtores da região para adesão ao programa, onde receberam suporte técnico e apoio logístico, por meio da capacitação e processamento e, por fim, a certificação e comercialização da produção gerada aos supermercados da Capital, visando a ascensão da economia local.