Mulher / COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
03 de Agosto de 2023 15h11
Agosto Lilás: Ação idealizada pela primeira-dama busca incentivar mulheres a denunciar casos de violência doméstica
A primeira-dama Marcia Pinheiro, por meio do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher, preparou uma grande agenda para agosto, mês de conscientização acerca da violência doméstica e familiar.
O lançamento do Circuito Contra a Violência Doméstica ocorreu na terça-feira (1), na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá.
Segundo Marcia, o local foi estrategicamente pensado devido à enorme circulação de pessoas no coração da Capital.
“São centenas de pessoas, mulheres, que passam por aqui todos os dias. Então, levar toda essa gama de informação e orientação é fundamental para que as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência saibam em qual estágio estão, e melhor, o que elas devem fazer nesses casos”, contou.
O evento contou com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, um grupo de atuação que envolve 14 instituições e os três poderes, trabalhando em prol de ações unificadas no combate à violência contra a mulher.
Entidades como a Defensoria Pública, a Patrulha Maria da Penha e a Delegacia Especializada são parceiras dessa ação que acontecerá em diversos bairros de Cuiabá.
“Nós, da rede, temos o intuito de chegar mais perto da população. É mostrar para essas mulheres que existem recursos, que temos estrutura pública de apoio à vítima de violência doméstica”, elencou Jozirlete Criveletto, delegada da Mulher.
Qualifica Cuiabá
A ação também contou com a presença de alunas e empreendedoras do programa Qualifica Cuiabá, que comercializam seus produtos na área de alimentação.
“Essas mulheres são exemplos de independência financeira e de saída do ciclo da violência doméstica, pois sabemos que muitas mulheres se sujeitam a essa condição de agressão por não terem perspectiva de sustento familiar para seus filhos”, explicou Márcia.
O Qualifica já certificou mais de 7 mil pessoas desde 2018, com mais de 80% dos alunos compostos pelo público feminino. A ação é uma das mais importantes políticas de combate à violência doméstica realizada pela Prefeitura de Cuiabá.
“Temos inúmeros casos de mulheres que saíram do ciclo da violência por meio do Qualifica. Em 2019, o judiciário reconheceu essa iniciativa como uma das políticas que auxiliaram a registrar zero feminicídio naquele ano na Capital”, lembrou a primeira-dama.