Mobilidade Urbana / Educação no trânsito
11 de Maio de 2015 16h56
Agentes mirins são formados para atuação na educação para o trânsito
A Prefeitura de Cuiabá começou a formação de alunos de escolas municipais para atuarem como agentes mirins de trânsito. Esta semana, a capacitação é oferecida a 50 alunos da Escola Municipal 12 de Outubro, no bairro Jardim Itamaraty.
O projeto Agente Mirim tem o objetivo de formar crianças conscientes dos seus direitos e deveres a partir do aprendizado de noções básicas de legislação de trânsito. A ideia é que com o conhecimento adequado elas possam influenciar o meio social em que vivem, contribuindo para um trânsito mais seguro.
“Elas também atuarão como agentes em blitz educativas que iremos programar. Os agentes mirins são formadores de opinião e irão influenciar pessoas próximas, como multiplicadores dos conhecimentos de trânsito. Estamos trabalhando por um trânsito mais seguro hoje e no futuro”, explicou o coordenador de educação para o trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Jadyr Lima de Moraes.
Outras 50 crianças, da Escola Orlando Nigro, já passaram pela formação de agentes mirins, na semana passada. No dia 27 de maio, será a entrega dos certificados e uniformes aos 100 alunos. Os seis, três de cada escola, que se destacarem durante o período de atuação ficarão com os uniformes, os demais devolverão para que outros alunos sejam contemplados.
A formação é realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 16 h. Os alunos possuem idades de 07 a 12 anos. As aulas levam em conta a faixa etária dos alunos, utilizando a linguagem mais adequada.
O conteúdo programático é distribuído em aulas teóricas e práticas sobre legislação de trânsito, evidenciando as funções, atribuições e prerrogativas do agente de trânsito, e ainda assuntos correlatos de educação e cidadania, onde os alunos são orientados com as noções básicas de comportamento adequado no trânsito. As atividades ocorrem nas dependências da própria escola.
“Além disso, para que recebam o certificado, as crianças devem demonstrar o que aprenderam sobre o assunto, através de uma redação. As três melhores redações de cada escola receberão prêmios, como o uniforme completo do agente mirim de trânsito e a possibilidade de participar do Concurso Nacional de Redação de Educação para o Trânsito do Denatran”, contou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
Outras formações estão previstas para os meses de agosto e outubro deste ano.