Notícias

Mobilidade Urbana / Trânsito seguro

13 de Maio de 2016 14h21

Agentes mirins participam do Movimento Maio Amarelo em blitz educativa

LUCIANA SOUZA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Os condutores que trafegaram na manhã desta sexta-feira (13), pela Avenida Vereador Juliano Costa Marques, em frente a Escola Municipal Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista, receberam dos agentes mirins orientações de comportamento no trânsito, durante blitz educativa. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, dedicado à ‘Atenção pela Vida e Segurança no Trânsito’,  desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana, durante todo este mês. A ação deve inicio às 9h15 e contou com 32 agentes, que sob orientações dos agentes de trânsito do município entregam aos condutores uma mensagem impressa, escrita por eles, onde expressam o desejo de um trânsito melhor, com mais respeito à vida,

O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, acompanhou a ação e comentou sobre a realidade da vida no trânsito atualmente e como estas iniciativas auxiliam na conscientização dos condutores. Ele destacou o trabalho desenvolvido nas escolas da capital como primordial na busca por essa melhora no comportamento das pessoas no dia a dia do trânsito.

“O projeto Agentes Mirins é nosso carro-chefe no programa de educação no trânsito. Essa blitz que estamos realizando hoje, é o desdobramento desse projeto, inserindo ele junto com o Movimento Maio Amarelo, que vai até o fim deste mês e promove a mensagem de humanização dentro do trânsito da nossa capital.  E a abordagem vem como forma de sensibilizar os condutores a adotar uma postura mais prudente, consciente e assim, mudarmos nossa realidade atual, que é mais de 50 mil mortes ano pelo Brasil, vítimas de acidentes no trânsito”, destacou Thiago.

O projeto já capacitou 573 crianças em Cuiabá. Eles recebem formação teórica sobre Trânsito e Cidadania e exercitam essas na prática, sob orientação dos agentes Municipais de Trânsito e Transportes da Semob, por meio de uma cidade lúdica, onde podem compreender o funcionamento do trânsito e conhecer os pontos sensíveis da nossa cidade.

“Trabalhar este projeto nas escolas, com alunos, é de extrema importância nesta corrida pela vida. Sabemos que a escola é o principal instrumento da educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, constituindo o primeiro degrau de uma caminhada para a vida em sociedade. Neste sentido, eles terem este contato com a realidade do trânsito ajudam na formação e uma nova realidade,” disse o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Lima de Moraes, que conduziu a ação.

Uns dos condutores abordado pelos agentes mirins foi o comerciante Orlando Juvenal, que parabenizou pela iniciativa e espera que sejam realizas mais vezes pela cidade. “É muito bom ver nossas crianças com este pensamento. Expressando essa preocupação com a vida. É mais que provado que educação muda a vida das pessoas. Muda as posturas. Temos que expandir essas ideias. Estão todos de parabéns”,  expressou Orlando.

As blitze educativas continuam durante o mês de maio. A próxima acontece no dia 19 de maio, às 15h30, na Avenida Dom Aquino, em frente ao Colégio CEMA.  A última será realizada no Centro Político Administrativo, próximo ao Detran, no dia 25, às 9h30.