Notícias

Mobilidade Urbana / Cine Social

01 de Setembro de 2016 10h21

Agentes mirins assistem sessão de cinema no Zulmira Canavarros

LUCIANA SOUZA

Divulgação SEMOB

Arquivo

mais de 200 alunos da Escola Municipal Madre Marta Cerutti, entre eles os agentes mirins de trânsito formados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) assistiram na tarde desta quarta-feira (31), a uma sessão de cinema no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros. A tarde de lazer faz parte do Projeto Cine Social, uma parceria entre Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá.

“O Projeto Cine Social é uma importante porta de acesso à cultura regional. Além disso, proporciona o convívio, que auxilia no desenvolvimento da criança dentro da sociedade. Em um contexto geral, o objetivo é o mesmo que aplicamos na formação dos agentes mirins, que é o aprendizado levado para o dia a dia. Trabalhar a educação, seja qual for a esfera, é a base para formação de jovens conscientes”, disse o supervisor de Educação para o Trânsito, Marcos Garé, que acompanhou os alunos durante a sessão.

O filme escolhido para a sessão foi “Divertida Mente” - uma animação americana da Pixer, de 2015.  O enredo trata de maneira divertida, cinco emoções humanas (alegria, medo, raiva, repulsa e a tristeza), através da narrativa da mente de uma pré-adolescente: a Riley. O filme mostra como essas emoções influenciam nas nossas atitudes e como lidamos com os sentimentos no dia a dia.

“A história foi interessante para o contexto que trabalhamos com a garotada. Os maiores problemas que surgem no trânsito, nas relações humanas, acontecem no momento de forte emoção, quando não conseguem contê-las. E o filme traz esse contexto. Ensina a importância de cada emoção, de como lidar com elas e de enxergar o lado bom, quando bem trabalhadas, das emoções que consideramos ruins e também como uma emoção boa pode se transformar em negativa, apontando para o equilíbrio como segredo para se viver bem conosco e com as pessoas”, explicou Marcos.

Projeto Cine Social

Em sua segunda edição, o projeto coordenado pela sala da Mulher da Assembleia Legislativa, já atendeu mais de 2 mil pessoas, entre crianças e idosos que fazem parte do quadro de vulnerabilidade atendidas por projetos sociais do município.

O Cine Social oferece sessões de cinema gratuitas a estas pessoas, com o objetivo de proporcionar acesso à cultura e incentivá-la dentro das escolas, lares, no dia a dia delas, mostrando a importância desse meio na formação e saúde física e psíquica de crianças e idosos. Este ano além de Cuiabá, o projeto também atendeu ao município de Várzea Grande.