Notícias

Mobilidade Urbana /

11 de Outubro de 2013 17h15

Agentes de trânsito vão atuar em operações de inteligência

Evelyn Ribeiro

Agentes de Trânsito da Prefeitura de Cuiabá, os “Amarelinhos”, vão participar dos cursos de capacitação para a Copa de 2014 juntamente com as instituições que compõem a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso. O convite foi feito pelo major do Comando Geral da Polícia Militar, Zacarias Vitalino, durante uma reunião na secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), e atende a uma sugestão de integração desenvolvida em parceira entre governo federal e estadual.

A capacitação faz parte da Matriz de Responsabilidades criada pelo Comitê Pró-Copa da Prefeitura de Cuiabá. Ao todo, cerca de 20 agentes de trânsito participam de qualificações para escolta e batedor, operações de inteligência, institucionalização da gestão integrada de segurança pública e privada. Com a capacitação, os agentes poderão atuar em parceria com outros setores e em operações desencadeadas durante o mundial.

Alguns dos cursos já foram iniciados no Batalhão de Trânsito e outros serão realizados no período de 14 a 18 de outubro, na Academia de Formação de Vigilantes, com duração mínima de 40 horas.

De acordo com o secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Thiago França, estas propostas vêm a contribuir com um dos ideais do prefeito Mauro Mendes, já que trata de políticas de capacitação no serviço público.

“Fico feliz em ver que nosso esforço e trabalho têm sido reconhecido. Tenho afirmado sistematicamente que a integração entre os governos municipais, estaduais e federal será um dos maiores legados que a Copa do Mundo de 2014 irá proporcionar”, disse.

“A intenção do governo federal é capacitar a todos para as operações. A Copa do Mundo precisa de iniciativas como esta, justamente porque abre um leque de oportunidades, e mesmo que cada um atue em sua área, vamos unir forças”, pontuou o major Zacarias Vitalino.